O evento Galaxy Unpacked 2021, realizado nesta quinta-feira (14), não contou apenas com o anúncio da nova linha de smartphones Galaxy S21: a Samsung também revelou a Galaxy SmartTag, um acessório do tamanho de um chaveiro que pode ser usado para encontrar itens perdidos. Nos EUA, o gadget começa a ser vendido no final deste mês por US$ 30 (R$ 160 na conversão atual).

As Galaxy SmartTags funcionam por meio de conexão Bluetooth 5.0 LE de baixo consumo de energia. Basta colocar o item uma mochila, pasta, aparelho ou qualquer outro objeto para localizá-lo em caso de perda. A tag se conecta a um aplicativo para smartphone chamado SmartThings, que exibe o último local da peça em um mapa interativo. Ao detectar o objeto perdido, você ainda pode fazer com que o gadget emita um ruído.

Também será possível fazer o contrário: usar uma SmartTag próxima para localizar um telefone Galaxy que esteja fora do seu alcance. É só pressionar um botão no centro do chaveirinho para que o aparelho comece a tocar.

Por enquanto, o app só funciona com dispositivos Galaxy, o que significa que donos de iPhone ou celulares Android ainda não terão acesso à novidade.

A Samsung ainda promete uma versão aprimorada da Galaxy SmartTag para o final deste ano. Chamada Galaxy SmartTag+, ela terá o mesmo preço do modelo padrão, com a principal diferença sendo o campo de cobertura — esta versão terá suporte para Ultra Wideband (UWB), que permite localizar objetos com mais precisão.

No momento, não há previsão de lançamento das Galaxy SmartTags no Brasil, mas elas já aparecem no site da Samsung. Atualizaremos a notícia assim que saírem novas informações sobre disponibilidade e preço.