Então, aquele vídeo teaser do Galaxy Tab de ontem foi muito bom! Mas se algumas partes deram um déjà vu em você, pode ser porque a interface parece se inspirar várias vezes na do iPad. E isso é algo bom.

O site The Gadgets fez uma lista detalhada das semelhanças vistas, algumas delas mais justas que outras. A prova A acima, por exemplo, não me parece grande coisa. Ambos tem ícones de apps? Ah vá!

Mas quando se chega a detalhes menores, as semelhanças começam a ficar maiores. Aqui estão os apps nativos de email de cada um, lado a lado:

E seus teclados:

E assim vai.

Mas mesmo que isso seja imitação, isso é por acaso uma coisa ruim? O teclado virtual Swype em tablets – aquele que quebrou recordes de digitação em celular – deve ser uma melhora bem grande em relação ao teclado do iPad. E o iPad é bom para usar email! Pra que colocar uma solução inferior só pra dizer que é diferente?

Além disso, mesmo que as interfaces do Galaxy Tab e do iPad sejam bem similares, tem muita coisa para distinguir os dois. Câmeras frontal e traseira no Galaxy Tab, por exemplo, o que significa chat em vídeo. As telas devem ser diferentes, já que a Samsung está colocando Super AMOLED em todos seus outros produtos da série Galaxy S (mas não é certeza que o tablet tenha esse tipo de tela). E todas as grandes diferenças vêm do iOS versus Android.

Então sim, a interface é familiar – mas do jeito certo. [The Gadgets; crédito da imagem: Matt Legend Gemmell]