_Eletrônicos

Samsung Innov8: review

O Innov8 é um novo smartphone da Samsung, com sistema operacional Symbian 9.3, S60 3rd edition UI, Feature Pack 2, que chegou ao mercado com a intenção de ser um concorrente direto para o Nokia N95 8GB. Com especificações respeitáveis, ótimo hardware e acabamento excelente, o aparelho é uma excelente opção para quem gosta do sistema operacional Symbian e quer uma câmera fotográfica de 8 megapixel. É o melhor celular da Samsung que eu já vi.

O Innov8 é um novo smartphone da Samsung, com sistema operacional Symbian 9.3, S60 3rd edition UI, Feature Pack 2, que chegou ao mercado com a intenção de ser um concorrente direto para o Nokia N95 8GB. Com especificações respeitáveis, ótimo hardware e acabamento excelente, o aparelho é uma excelente opção para quem gosta do sistema operacional Symbian e quer uma câmera fotográfica de 8 megapixel. É o melhor celular da Samsung que eu já vi.

A primeira coisa que a gente percebe, ao segurar o telefone na mão, é a espessura do aparelho. Mais fino do que o Omina e que o N95 8GB, fica ótimo no bolso. O slider é perfeito, sem nenhum tipo de folga, o que passa uma sensação de projeto de design bem executado. A qualidade de construção e materiais utilizados no aparelho são realmente superiores. A câmera possui uma ótima tampa protetora que abre somente quando ligamos a câmera, sem a necessidade de utilização de nenhum tipo de botão físico. Truque inteligente, não?

Ainda no hardware, a bateria do aparelho é excelente, com 1200 mAh. A memória interna, de 8GB, é um apelo bacana para quem não quer se preocupar (muito) com espaço. Dá pra tirar bastante foto em resolução alta e ainda colocar nele músicas suficientes para o dia-a-dia. As teclas possuem um bom tamanho e estão bem localizadas, com exceção da tecla "C", que foi colocada na parte de fora do slide junto aos números. Uma ótima surpresa foi a presença do dpad no centro dos botões direcionais, que funciona como uma espécie de mouse, sendo excelente para navegação na web (funciona como um mouse na tela com o ponteiro e tudo!), para controlar os menus do aparelho e também para ver fotos no aparelho.

O Innov8 ainda conta com uma entrada de fone de ouvido padrão 3,5mm que também pode ser utilizada como TV-out para ligar o aparelho na TV. O fone do ouvido incluído no pacote é muito bom e o volume de som, apesar de ser inferior ao do iPod Touch, ganha do Nokia N95. A tampa traseira possui um ótimo sistema de abertura, muito bem feito, além de ser muito robusta e de fácil manuseio. A câmera digital e seus 8 megapixels tem uma ótima performance, mesmo sem lentes de grife. Com vários recursos interessantes, como o estabilizador de imagens, detector de sorrisos, detector de faces e montagem automática de fotos panorâmicas, essa câmera vai resolver todos os seus problemas de fotógrafo amador. O único problema é o flash led, que poderia muito bem ser um Xenon. Ou seja, em lugares com luz muito baixa, você terá problemas. O Innov8 também faz vídeos, com resolução VGA (640 x 480 pixels) a 30 quadros por segundo, ou em resolução QVGA (320 x 240 pixels) a 120 quadros por segundo, contando ainda com um software incluído no próprio celular que permite editar as fotos.

Mais coisinhas. Ele também tem um receptor GPS, tela de 2,8" polegadas, sensor de movimentos, conexão Wi-Fi, MP3 Player, vídeo player (que executa vídeos em DiVX – meio lento, mas quebra um galho), rádio FM, Bluetooth 2.0 (com suporte a fones de ouvido estéreo), 128MB de RAM, 3D hardware accelerator, falantes stereo, DSP audio technology, rádio FM com RDS e é compatível com cartões MicroSDHC. Não curti o menu padronizado pela Samsung que deixa o aparelho com um jeitão de celular e não um smartphone. Mas em poucos segundos mudei tudo e deixei o aparelho com a cara "mais symbian", o que facilita as coisas para mim, por exemplo, que sou hard user deste sistema operacional. Sim, é tudo uma questão de gosto. Para muitos usuários, este menu "de fábrica" pode ser uma opção mais simples e rápida. Ainda bem esse tipo de configuração está habilitada no Innov8.

Na parte de áudio, o aparelho conta com o suporte para os formatos MP3, AAC, AAC +, eAAC +, WMA (incluindo DRM), AMR RealAudio, rádio FM estéreo (com RDS) e DNSe (Digital Natural Sound motor (DNSe) que é uma tecnologia de áudio utilizada pela Samsung para ajuda a produzir uma maior qualidade de som). Em vídeo, compatibilidade com os formatos DivX, H.263, H.264, WMV e MP4. Avaliando os softwares e games incluídos no pacote, posso dizer que o Innov8 vem muito bem recheado, com aplicativos como o Shozu, Yahoo Go, GyPsii, Google Maps, Road Sync, Dicionário Collins em várias línguas, QuickOffice, Adobe PDF e os games Asphalt4 e Fifa 08.

Em linhas gerais, tudo funcionou exatamente como o esperado e a impressão era de estar utilizando um Nokia N95 8GB com um hardware mais fino e com um slider melhor, entretanto alguns pontos podem prejudicar um pouco os usuários mais avançados. O Samsung não pode ser hackeado para a utilização de aplicativos não assinados, não aceita a instalação do Python, plugin do acelerômetro e sua memória inicializa uma série de programas que não podem ser travados pelo Jbak Taskman, como já foi observado por vários usuários. O aparelho não pode ter o seu firmware atualizado (pelo menos neste primeiro momento), seja pelo computador ou por OTA (Over the air) como os novos modelos da Nokia, o que acaba deixando o usuário preso aos bugs que o aparelho certamente deve possuir (como todos de qualquer marca ou sistema operacional). Outra ausência sentida foi o sintetizador de voz que "fala" o nome da pessoa que está ligando, que pode ser encontrada em vários outros aparelhos. Não sei se alguém, além de mim, vai sentir falta disso.

Em resumo, o aparelho é muito bom. É uma ótima opção para quem gosta do Sistema Operacional Symbian. Robusto, muito bem acabado, com especificações respeitáveis, este novo modelo é o melhor telefone da Samsung que eu já testei. Talvez não caia no gosto popular pelo seu preço elevado (R$2.500??), mas é um aparelho bacana.

Pro:

Contra:

Veja as especificações completas aqui.

[rodrigotoledo]

Sair da versão mobile