A Samsung finalmente lançou a câmera NX10, que usa um formato de lentes intercambiáveis diferente do SLR e do Micro Four Thirds.

O objetivo da Samsung com a série NX é introduzir um sensor do mesmo tamanho dos usados em algumas câmeras DSLR – neste caso, o APS-C –, um pouco maior do que os encontrados em máquinas Micro Four Thirds.

A câmera tem corpo menor do que o de uma DSLR tradicional, lentes intercambiáveis e um sistema que não usa espelhos… Se você sente um déjà vu, é provavelmente porque a ideia é basicamente a mesma por trás do formato Micro Four Thirds.

A NX10 conta com sensor CMOS de 14,6 megapixels, gravação de vídeo HD 720p H.264 e tela de AMOLED de três polegadas que, segundo a Samsung, tem uma resposta 10 mil vezes mais rápida do que a de um display de LCD convencional, além de consumo de energia menor e maior relação de contraste.

O corpo é oferecido nas cores preto e prata. Veja mais especificações, oferecidas pela Samsung:

View Finder – Electronic viewfinder
Movie – 720p HD (MP4. H.264)
Size & Weight – 4.8" x 3.4" x 1.6" (excluding the projecting parts of the camera) .78 lbs (without battery and card)
ISO – 100 – 3200
Flash – Built-in Pop-up Flash
OIS – Lens Shift
Dust reduction – Supersonic Type
Special Features – APS-C sized image sensor, 3.0" AMOLED, Smart Range, HDMI (Anynet +), Fast &, Decisive Contrast AF, New DRIMe II Pro engine and advanced AF algorithm
Availability – Spring 2010