_Eletrônicos

Samsung Soul: review

O Gadget: Samsung Soul (SGH - U900L) O preço: R$1.099,00 (preço sugerido - desbloqueado) Veredicto: O Soul é um aparelho com um design muito sofisticado, em metal, mas está categoria dos celulares normais. Não é um smartphone, nem tem funções avançadas e todas estas coisas que estamos acostumados hoje em dia. A parte mais legal deste modelo é a câmera de 5 megapixel com flash led, e a grande novidade é o Magic Touch, uma telinha de OLED sensível ao toque, no lugar onde normalmente ficariam as teclas de navegação dos celulares. Para cada função diferente, novos ícones aparecem nesta tela, criando teclas específicas. Infelizmente, a resposta não é sempre tão boa quanto poderia ser. Clique em MAIS para ler até o fim.

O preço: R$1.099,00 (preço sugerido – desbloqueado)

Veredicto: O Soul é um aparelho com um design muito sofisticado, em metal, mas está categoria dos celulares normais. Não é um smartphone, nem tem funções avançadas e todas estas coisas que estamos acostumados hoje em dia. A parte mais legal deste modelo é a câmera de 5 megapixel com flash led, e a grande novidade é o Magic Touch, uma telinha de OLED sensível ao toque, no lugar onde normalmente ficariam as teclas de navegação dos celulares. Para cada função diferente, novos ícones aparecem nesta tela, criando teclas específicas. Infelizmente, a resposta não é sempre tão boa quanto poderia ser.

Vamos começar pela câmera integrada de 5.0 megapixel, possui zoom digital de 4X, flash led e mantém a lente protegida quando o aparelho está fechado, o que certamente é uma idéia muito legal. A gravação de vídeos é apenas razoável, enquanto as fotos são realmente boas e nítidas. O modo macro é muito competente, e tanto em ambientes internos e externos o resultado foi positivo. O único problema é a grande demora para salvar cada arquivo de imagem na resolução máxima. Sim, demora bastante.

Logo depois vem o Magic Touch, que é um pequeno display frontal OLED de 65 mil cores, com 96 x 96 px de resolução e sensível ao toque. Essa é a tal da tela que tem várias funções além de ser o botão direcional do aparelho (com haptic feedback, olha que bacana), A idéia é legal, adoro o haptic, mas o espaço é limitado e às vezes é difícil acertar o comando no primeiro toque. Curiosamente, quando a telinha está desligada, ela se transforma em um perfeito espelho. Será que a Samsung queria dar uma função a mais para o Magic Touch? Tipo, espelho para retoque de batom? Se foi, é uma idéia divertida. Homens não vão ligar, mas a moças vão adorar.

Como sempre, o design da Samsung vale um comentário positivo. Ele tem uma a excelente construção em metal, o que proporciona um ar nobre e robusto ao telefone. Parece ser muito mais resistente do que a maioria dos seus concorrentes.  Encontrei no site da empresa uma função denominada U-Track (tem também em outros aparelhos), que teoricamente deveria permitir a localização do aparelho em caso de perda ou roubo através de SMS, mas depois de muita procura, não consegui localizar esta funcionalidade no aparelho. Se funcionar, pode ser algo interessante, se bem que eu não teria a menor vontade de ir até a casa do ladrão para ter o meu aparelho roubado de volta!!

No mais, o Soul é um aparelho celular comum, com design sofisticado e sem a menor intenção de competir com a crescente onda dos smartphones. Nem precisa, porque existem muitas pessoas que não necessitam de tantas funções assim em um simples celular.

Pro:


Contra:

Sair da versão mobile