_Samsung

Após fracassar em smartphones, Tizen estará em todas as novas smart TVs da Samsung

A Samsung anunciou que todas as smart TVs lançadas em 2015 rodarão Tizen. O sistema permitirá assistir TV no celular, mesmo quando ela estiver desligada.

Boa parte do sucesso da Samsung veio graças ao Android. A empresa quis reduzir sua dependência desta plataforma criando uma própria: o Tizen. Ele não vingou em smartphones, mas quem sabe possa ter sucesso em TVs.

A Samsung anunciou que todas as smart TVs lançadas em 2015 rodarão Tizen. Kim Hyun-suk, presidente da área de telas, diz à Reuters: “nós esperamos que outras fabricantes de TV o usem também”. O sistema trará um novo design para o Smart Hub e permitirá assistir TV no celular, mesmo quando ela estiver desligada.

Com o Tizen, a TV vai se conectar automaticamente a dispositivos Samsung nas proximidades que estejam com o Bluetooth ativado. Dessa forma, é possível assistir TV direto no smartphone através de Wi-Fi Direct; isso funciona mesmo com o televisor desligado.

Por sua vez, o novo Smart Hub exibe o conteúdo que você acessou recentemente, mais sugestões personalizadas do que você deveria usar a seguir:

Resta ver se as TVs da Samsung lançadas até agora receberão atualizações no futuro, ou se serão convertidas para Tizen. (Vale lembrar que o Galaxy Gear, lançado com Android, foi atualizado para trocar o sistema operacional – agora ele roda Tizen.)

Desde 2011, a Samsung ajuda a desenvolver o Tizen, um sistema de código aberto apoiado pela Intel e pela Linux Foundation. Ele apareceu em diversos smartwatches como o Gear Fit e Gear S.

A coreana prometeu lançar smartphones com o sistema, e até anunciou o Samsung Z no ano passado, mas teve problemas em lançá-lo: não havia apps suficientes em sua loja.

Agora, a Samsung aposta que o Tizen pode dar certo na casa conectada. O sistema consegue rodar em dispositivos com baixo poder de processamento, como geladeiras e máquinas de lavar.

Esta parece ser uma estratégia semelhante à da LG, que comprou o webOS após seu fracasso em smartphones e o colocou, com sucesso, em suas smart TVs. Será que assim o Tizen vai vingar? [Samsung Tomorrow via Engadget; Reuters]

Imagens por Samsung

Sair da versão mobile