A Samsung vai anunciar sua primeira TV 8K para lançamento comercial, a Q900R, na IFA 2018, nesta semana, segundo um comunicado de imprensa. Trata-se de um aparelho QLED que vem em quatro tamanhos de tela grandes (65, 75, 82 e 85 polegadas).

• Nova linha de TVs da Sony traz parceria com a Netflix na tentativa de agradar nerds de TV

A Samsung escreveu que a Q900R tem um pico de brilho de impressionantes 4.000 nits e oferece suporte a uma resolução real de 8K, além do padrão HDR10+. Já que quase não existe conteúdo em 8K no mercado que valha a pena ser assistido no momento, o principal ponto de venda da TV parece ser o upscaling (melhoria de imagens de conteúdos de qualidade inferior) de conteúdo em 4K — que, segundo a Samsung, conta com tecnologia envolvendo inteligência artificial e processadores dedicados.

Como apontou o The Verge, a promessa da companhia do quão bom seria esse upscaling “soa um tanto quanto otimista”, mas a diferença de qualidade pode ser difícil de perceber, exceto por aqueles que estejam prestando muita atenção.

A menos que você esteja muito perto de uma TV muito grande, ter mais pixels não se traduz necessariamente em melhor qualidade de imagem, especialmente devido à falta de conteúdo nativo. Dito isso, a resolução de 8K deve permitir um HDR ainda mais vibrante.

Esse é um sinal claro de que a era das TVs 8K está chegando, mesmo que, no curto prazo, elas sejam peças de cenário fascinantes para aqueles que são ricos o suficiente para comprá-las. A Samsung não disse em seu comunicado de imprensa quanto a Q900R custará aos consumidores quando for lançada no final de setembro, mas seus principais alvos demográficos provavelmente serão pessoas que não se preocupam em despejar muito dinheiro em tudo.

[Samsung via The Verge/Engadget]

Imagem do topo: Samsung