A Samsung acaba de anunciar, no Mobile World Congress, seu novo app Wallet: ele organiza cartões, ingressos e cupons no celular… e se parece demais com o Passbook do iOS.

O app permite que usuários armazenem ingressos e cupons em um só lugar. Além disso, ele guarda cartões de embarque e cartões de sócio que podem ser atualizados em tempo real – com alterações no voo, por exemplo, ou pontos extras após uma compra.

Também há notificações push baseadas em localização e hora: o app emite avisos para evitar atrasos no seu embarque, ou traz cupons de lojas por perto (que estejam cadastradas no app). Os ingressos e cartões de embarque podem exibir códigos de barras ou QR na tela, para serem escaneados e usados.

Se tudo isso lembra o Passbook presente no iOS 6… é porque todos esses são recursos do Passbook. Há semelhança até na interface e no ícone do app.

Curiosamente, o Wallet não servirá para pagamentos, e não terá funcionalidade NFC (tal qual o Passbook). Isto ficará a cargo de empresas como, por exemplo, a Visa: em nova parceria, futuros smartphones da Samsung virão com o Visa payWave, que usa NFC para pagamentos.

Entre os parceiros nos EUA, estão Expedia, Booking.com, Hotels.com, Lufthansa e outros. O número de parceiros para o app deve aumentar rapidamente a tempo do lançamento do Galaxy S IV, no dia 14 de março.

Por enquanto, o app está disponível apenas como preview para desenvolvedores, mas será distribuído ao público no “futuro próximo” – e quase certamente próximo ao dia 14. [Samsung via The Next Web e The Verge]

Foto por Steve Troughton-Smith