_Conectividade

Samsung levará Wi-Fi cinco vezes mais rápido para dispositivos já no ano que vem

A Samsung tornou realidade uma tecnologia cinco vezes mais rápida que o Wi-Fi atual - e ela deve aparecer em dispositivos já no próximo ano.

A Samsung tornou realidade uma nova tecnologia que aumenta a velocidade do Wi-Fi em cinco vezes se comparada ao hardware atual – e ela deve aparecer em dispositivos já no próximo ano.

A coreana afirma que o padrão Wi-Fi 802.11ad permite atingir velocidades de até 4,6 Gbps, ou 575 MB por segundo. Isso significa que um filme de 1 GB poderia ser transferido entre dispositivos em menos de três segundos, ou que um vídeo HD sem compressão poderia ser transmitido por streaming em tempo real.

A velocidade teórica máxima do Wi-Fi 802.11ac, o padrão mais rápido atualmente, é de 866,7 Mbps ou 108 MB por segundo.

Para fazer tudo isso, o novo padrão Wi-Fi funciona em frequência 60 GHz, em vez das bandas 2,4 GHz e 5 GHz convencionais. Frequências mais altas não costumam ser usadas porque atenuam rapidamente, ou seja, o Wi-Fi poderia não chegar a certos pontos da sua casa bloqueados por paredes ou outros obstáculos.

No entanto, a Samsung afirma que resolveu esses problemas com um novo transmissor e um novo design para as antenas. Claro, para isso funcionar, é preciso ter um roteador e dispositivos compatíveis.

A Samsung não é a única empresa trabalhando no padrão Wi-Fi 802.11ad, também conhecido como tecnologia WiGig. O protocolo vem sendo desenvolvido desde pelo menos 2009 pela Wireless Gigabit Alliance, que reúne empresas como Apple, Intel, Microsoft, Samsung e Qualcomm – esta última fez uma aquisição este ano para levar o Wi-Fi mais rápido a smartphones.

Mas agora, parece que enfim o veremos em produtos reais. Ainda não está claro exatamente quando a Samsung integrará o novo padrão a smartphones, laptops e afins, mas a empresa diz que ele deve chegar a “dispositivos audiovisuais, dispositivos médicos e equipamentos de telecomunicações” já em 2015. [Samsung via Bloomberg]

Imagem por Pavel Ignatov/Shutterstock

Sair da versão mobile