Há algum tempo, falamos sobre os cartões SDHC da Toshiba que quebravam recordes de velocidade. Mas, como sempre acontece nesse ramo, os recordes duram pouco.

A SanDisk anunciou seu cartão Extreme Pro, que consegue ler dados a até 450 MB/s – ou 70% mais rápido que o modelo da Toshiba. Este cartão CompactFlash também atinge velocidade máxima de gravação de 350 MB/s, o que permitirá gravar mais facilmente em resolução 4K.

Ele usa o novo padrão CFast 2.0 que, além de ser mais rápido, possui um modo “sleep” para economizar bateria quando não estiver em uso.

Mas por que um cartão tão rápido? Ora, para usar em câmeras profissionais: ele é compatível com a nova Arri Amira, que grava em modo câmera lenta a até 200 quadros por segundo. (Ela é Full-HD, no entanto.) É possível usar o Extreme Pro em outras câmeras, mas isso requer um adaptador.

O SanDisk Extreme Pro estará disponível em versões de 60 ou 120 GB em lojas especializadas dos EUA e Europa, ainda sem preço definido – mas pode apostar que será caro. [Engadget]

Atualizado às 15h20