Satélite da NASA fotografa “berço das águas” no Brasil

O satélite Landsat 9 capturou uma imagem da formação Serra das Caldas, em Goiás, no Cerrado brasileiro; veja
Imagem: Reprodução/NASA

Em 19 de maio, o satélite Landsat 9, da NASA, capturou uma imagem da Serra de Caldas. Ou Domo de Caldas Novas, no estado de Goiás, no Brasil. Ela mostra o planalto oval, coberto por um ecossistema biologicamente rico de savana e pastagens, o Cerrado.

banner

O bioma cobre cerca de um quinto da área terrestre do país, sendo o segundo maior da América do Sul, atrás somente da Amazônia.

A marcante formação da Serra de Caldas ergue-se a cerca de 300 metros acima da paisagem goiana circundante. O planalto, com aproximadamente 20 quilômetros de comprimento e 12 de largura, se estabeleceu como parque estadual em 1970. Contudo, devido à ilusão de ótica conhecida de inversão de relevo, o terreno elevado pode parecer mais baixo do que o entorno.

A região também tem cachoeiras que descem pelas encostas do planalto. Mas grande parte da chuva que cai sobre o relevo se infiltra no solo, reabastecendo os aquíferos. Assim, devido ao seu papel na recarga de águas subterrâneas e na alimentação de grandes bacias hidrográficas, o Cerrado brasileiro é chamado também de “berço das águas “.

A água da Serra de Caldas alimenta ainda fontes termais naturais próximas, consideradas únicas por não serem aquecidas pelo magma abaixo da superfície. Em vez disso, a água migra através de falhas e fraturas na rocha, onde é aquecida pelas temperaturas elevadas da Terra em profundidade antes de circular de volta à superfície.

Diversidade da fauna e flora no Cerrado

As terras do Cerrado abrigam milhares de espécies, muitas exclusivas do bioma, como a ave seriema-de-patas-vermelhas e as plantas pequizeiro e lobeira. No entanto, nas últimas décadas, muitas de suas áreas viraram fazendas, como destacou o Earth Observatory, da NASA.

Por fim, além de praticantes de trilhas, que podem observar as cachoeiras, os visitantes também podem mergulhar nas águas mornas em resorts em cidades como Caldas Novas, por exemplo.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas