O rover Perseverance, junto com vários componentes usados ​​durante o seu pouso recente, foram fotografados do espaço.

A imagem, capturada pelo ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), revela a localização do paraquedas e a carcaça traseira, o estágio de descida, o escudo térmico e, claro, o próprio rover. O Sistema de Imagem de Superfície Estéreo e Colorido da espaçonave foi usado para capturar a foto. Lançado em 2016, o TGO é uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Roscosmos da Rússia.

Uma visão aproximada do local de pouso com objetos rotulados. Imagem: ESA/Roscosmos/CaSSIS; agradecimento A. Valantinas

O Perseverance pousou na cratera de Jezero em 18 de fevereiro, um evento que a Nasa conseguiu registrar em vídeo. “Jezero” significa “lago” em várias línguas eslavas, que é exatamente o que este lugar era há bilhões de anos. Assim que o veículo espacial começar a se mover, sua principal tarefa será procurar vestígios de vida microbiana ancestral dentro desse antigo corpo de água.

O estágio de descida está localizado a cerca de 650 metros do rover. Este é o equipamento movido a foguete que usou cabos para baixar o rover até a superfície e então disparou para cair a uma distância segura. O paraquedas e a carcaça estão a aproximadamente 1.200 metros a noroeste do rover, enquanto o escudo térmico está a cerca de 1.450 metros a nordeste.

O Trace Gas Orbiter adquiriu esta imagem cinco dias após o pouso. Os objetos descartados se tornarão mais difíceis de ver ao longo do tempo, à medida que ficarem cada vez mais cobertos pela poeira marciana nos próximos anos e décadas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além dessa imagem, o orbitador auxiliou durante a descida e pouso, atuando como uma estação retransmissora de dados para a Nasa. A missão principal do satélite é pesquisar gases atmosféricos ligados a processos geológicos — e possivelmente biológicos — em Marte. O Trace Gas Orbiter recentemente virou notícia ao descobrir um processo químico não detectado anteriormente em Marte, embora seja um processo não associado à vida.