Satélite TESS descobre novo exoplaneta superterra TOI-1846 b

Exoplaneta orbita uma estrela anã M a 154 anos-luz de distância
Imagem: Reprodução/Stellar Catalog

Usando o TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), da NASA, astrônomos descobriram um novo exoplaneta do tipo superterra, o TOI-1846 b, orbitando uma estrela anã M próxima. Os registros estão disponíveis em um artigo de junho no servidor de pré-impressão arXiv.

banner

Lançado em abril de 2018, o TESS já identificou mais de 7.600 possíveis exoplanetas, confirmando 636 até então. Agora, o satélite está analisando cerca de 200 mil estrelas mais brilhantes perto do Sol, procurando por mundos extrassolares em trânsito.

De acordo com os astrônomos, um sinal de trânsito foi identificado na estrela TOI-1846, monitorada pelo TESS, a cerca de 154 anos-luz de distância. Observações fotométricas e espectroscópicas de acompanhamento terrestres confirmaram a natureza planetária desse sinal.

O que revelam as descobertas sobre a nova superterra?

O planeta TOI-1846 b é cerca de duas vezes maior e quatro vezes mais massivo que a Terra, descreveu o novo artigo. O estudo afirma que o exoplaneta orbita seu hospedeiro a cada 3,93 dias.

Com base nos parâmetros, os especialistas concluíram que TOI-1846 b é provavelmente uma superterra rica em água pertencente ao “vale do raio”, uma queda na distribuição de raios que separa superterras rochosas de sub-Netunos gasosos.

Além disso, observações de velocidade radial devem ajudar a desvendar sua composição. Segundo os autores do estudo, as “descobertas tornam TOI-1846 b adequado para determinação de massa por meio de observações” com o instrumento MAROON-X.

“Encontramos uma métrica de espectroscopia de transmissão de 47 para TOI-1846 b, que está abaixo do valor de referência de aproximadamente 90 para pequenos sub-Netunos”, apontaram os estudiosos.

Já a estrela-mãe TOI-1846 tem cerca de 0,4 vezes o tamanho do Sol, com uma massa de aproximadamente 0,42 massas solares. Aliás, estima-se que ela tenha 7,2 bilhões de anos.

Leia também no Giz Brasil:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas