Estes screenshots vazados fazem a gente acreditar um pouquinho mais no rumor do New York Times, de que o Samsung Galaxy S IV vai oferecer auto-scroll inteligente acompanhando seus olhos.

As imagens foram obtidas pelo Sammobile de fontes não-identificadas, e podem ou não ser reais.

Elas mostram as opções do Smart Scroll: velocidade e aceleração da rolagem, e os apps que teriam suporte à função. Além disso, seria possível escolher onde o app usaria o auto-scroll: por exemplo, apenas no corpo de mensagens do Gmail, não na lista de e-mails.

Nas imagens, também aparece a função Smart Pause: o aparelho pausaria vídeos ao detectar que você não está olhando para a tela. Estas duas funções aparecem em pedidos de marca registrada feitos pela Samsung na Europa.

Mas eis a reviravolta: a fonte diz que essas imagens são de um firmware vazado… para o Galaxy S III. Ou seja, quando o aparelho receber atualização para o Android 4.2.1, estas funções podem chegar a ele também. A ROM vazada está disponível no XDA Developers: após instalá-la no Galaxy S III, você acessa as telas acima segurando o botão Smart Stay na área de notificações; no entanto, a função Smart Scroll ainda não funciona.

Ainda não está clara a utilidade desses recursos, nem como eles funcionariam na prática, mas vamos descobrir – se a existência deles for confirmada – no dia 14, quando o Galaxy S IV for anunciado oficialmente. [Sammobile via Sammyhub via Engadget]

Atualizado; valeu, Pedro!