
Se perdeu no papo? IA do WhatsApp agora resume mensagens
O WhatsApp anunciou nesta semana a liberação do resumo de mensagens com Inteligência Artificial (IA). Na prática, a nova funcionalidade oferece versões resumidas dos diálogos da plataforma e, segundo a empresa, processa todas as informações de forma totalmente privada.
Como a IA faz resumo no WhatsApp
Caso o recurso seja utilizado em um chat de grupo muito movimentado, por exemplo, apenas quem solicitou a versão resumida poderá visualizá-la. Inicialmente, a novidade está sendo disponibilizada somente nos Estados Unidos e em língua inglesa, mas deve chegar a mais regiões dentro dos próximos meses.
A Meta AI foi lançada no fim de 2023 e, o objetivo da gigante da tecnologia sempre foi incorporar ferramentas úteis de IA em suas principais plataformas, Facebook, Instagram e, claro, o WhatsApp, o que acabou se concretizando alguns meses depois e com algumas polêmicas no meio do caminho.
Já é possível acessar o sistema de inteligência artificial da empresa na plataforma de mensagens para realizar consultas de informações da web e gerar imagens, por exemplo, mas agora o leque de opções está ficando um pouco mais amplo com a chegada da nova ferramenta.
Missão europeia vai buscar sinais de vida em lua de Saturno com participação brasileira
Cidade em SC tem sensação térmica recorde de -29,6º; como é feito esse cálculo?
Um dos principais destaques do WhatsApp é a criptografia de ponta a ponta. Isso impossibilita os chats de serem visualizados por terceiros — incluindo a própria Meta. Com a nova função, a empresa usa o chamado Processamento Privado, apresentado originalmente em abril deste ano, para gerar os resumos. E, dessa forma, não comprometer a privacidade dos usuários.
“Resumos de mensagens usa a tecnologia de processamento privado, que permite que o Meta AI gere uma resposta sem que o Meta ou o WhatsApp vejam suas mensagens ou os resumos privados. Ninguém mais no chat pode ver que você resumiu mensagens não lidas também. Isso significa que sua privacidade está protegida em todos os momentos”, diz a publicação no blog da plataforma.