Não dá para esquecer aqueles belos autorretratos tirados por um grupo de macacos na ilha de Sulawesi, na Indonésia. As fotos são incríveis. E incrível também é a polêmica envolvendo os direitos autorais das imagens.

Veja bem, os macacos tiraram as fotos usando a câmera do fotógrafo David J Slater. Eles roubaram a câmera, e Slater conseguiu recuperá-la. Centenas de fotos de macacos foram encontradas, Slater selecionou algumas e enviou-as para a Caters News.

Então, nesta cadeia toda, quem oficialmente é o autor e o dono das fotos? Os macacos que tiraram as fotos? Ou o fotógrafo, que é dono da câmera mas não tirou nenhuma delas? Ou a agência de notícias, que simplesmente espalhou a imagem? A polêmica ainda não foi solucionada, mas pode ser em breve.

Na última semana, o site Techdirt levantou questões sobre os direitos autorais das imagens. Agora, eles receberam uma notificação da Caters News. A agência afirma que o Techdirt está usando as fotos dos macados “sem a permissão de David ou nossa” e pede para que eles “removam as imagens do site imediatamente”.

O Techdirt alega uso justo, enquanto a Cater News Agency afirma que possui os direitos autorais das fotos. É uma discussão bem complexa e é preciso algum tempo para refletir e opinar com clareza. Enquanto isso, nós queremos sua opinião sobre o caso. Para você, quem é o dono dessas imagens? E eles têm direito de pedir remoção de sites? [Techdirt; Foto: David Slater/Caters]