Triste dia para todos os gamers que têm um carinho especial pelos jogos de tiro em primeira pessoa e jogaram na década passada: a 3D Realms, desenvolvedora do clássico Wolfenstein 3D e famosa pela franquia Duke Nukem, fechou suas portas por problemas financeiros, anunciou o Shacknews. A notícia foi confirmada por Joe Siegler, webmaster da 3D Realms: "Não é marketing. É verdade. Não tenho mais nada a dizer no momento."

A 3D Realms foi fundada em 1987 por Scott Miller e George Broussard. Nos últimos 12 anos o estúdio havia virado piada por nunca concluir Duke Nukem Forever, que seria o jogo mais recente do amado antiherói de colhões de aço. Um teaser foi lançado em 2007, dando a entender que o jogo poderia finalmente chegar ao mercado nos anos seguintes. No entanto, a notícia do fechamento da 3D Realms chega como uma botinada de um certo "Mighty Foot" na virilha de todos que tinham esperanças de jogar DNF em breve.

A Take-Two confirmou, também ao Shacknews, que não estava financiando o desenvolvimento de Duke Nukem Forever e que ainda detém os direitos de publisher sobre o mesmo. Pelo menos as produtoras Deep Silver e Apogee Software não foram afetadas pelos acontecimentos na 3D Realms, e continuam normalmente o desenvolvimento de Duke Nukem Trilogy para o DS e o PSP.

Qual será o futuro de Duke, nosso ídolo anabolizado de cabelos platinados? Um crossover com o Doomguy? Uma participação no próximo Smash Bros ou Kingdom Hearts? Uma trilogia de filmes ruins dirigidos por Zack Snyder com Dolph Lundgren no papel principal? Aos fãs só resta, pra variar, esperar.