_Eletrônicos

Seagate confirma disco rígido de 3TB no fim do ano

A gerente sênior de produto da Seagate Barbara Craig confirmou rumores de que a empresa lançará um HD monstro de 3TB no fim deste ano. É muito espaço em disco! Mas pena de quem usa XP, porque o drive requer um sistema operacional de 64 bits mais recente.

O salto para os 3TB não vem sem dificuldades: o padrão atual de tabelas de partição, criado na Idade da Pedra de 1980, só dá suporte a capacidades de até 2,1TB. Barbara disse que o drive só estará disponível para versões 64-bit do Windows Vista e 7, assim como para versões modificadas do Linux. Isso porque o Windows XP 64-bit não tem suporte à tabela de partição GUID, suportada pelas versões 64-bit do Vista e 7, e que serve para HDs de até 18 exabytes.

O site Thinq conversou com Barbara e ela contou, em detalhes, vários desafios tecnológicos em criar um drive tão robusto, mas eu gostei da determinação da Seagate em ficar maior, em vez de ficar na mesma. A Barbara disse somente que o anúncio será feito "no fim deste ano", então você vai ter bastante tempo para juntar todo e qualquer arquivo que você encontrar. [Thinq; imagem via]

Sair da versão mobile