O Zacuto USA fez um grande comparativo entre nove câmeras de vídeo de alta definição. Depois de todas as filmagens e análises, a câmera favorita de muitos cineastas talentosos (incluindo Francis Ford Coppola) foi uma enorme surpresa.

O confronto é uma sequência de comparativos de 2010 e 2011, que focaram no desempenho técnico de câmeras da Canon, Sony, Panasonic, RED e outras. Neste ano, em vez de levar em conta apenas as especifidades técnicas, o Zacuto colocou cada câmera com um cinegrafista profissional em uma cena pré-definida.

Os competidores são de uma vasta gama de câmera, indo da Sony de US$ 65 mil até o iPhone 4. Plateias de cineastas do mundo inteiro assistiram aos resultados, com os nomes de cada câmera ocultados de propósito. A câmera mais favoritada, para o espanto de muitos, acabou sendo a micro quatro-terços Panasonic GH2, de US$ 700.

É impressionante que uma câmera para o consumidor doméstico seja capaz de fazer frente a equipamentos profissionais de cinema, mas aqui existe um grande fator de subjetividade no ar. A habilidade e decisões de cada cinegrafista tiveram importância decisiva, bem como as preferências pessoais de cada votante.

Minha reação após assistir à comparação cega foi a de que a filmagem com a GH2 passava um tipo de sensação plástica, clínica. A que gostei mais acabou sendo a a RED Epic. Mas independente da sua escolha, um teste desses é uma fantástica prova da capacidade das ferramentas disponíveis hoje para nossos amigos cineastas.

Aqui estão os links para a parte 1 e parte 2 do documentário. [EOSHD]