A missão final de seis meses de duração da Cassini se tornou o Super Bowl nerd extraoficial: cada vez que a sonda guiada pela NASA lança uma nova fornada de imagens, pulamos para nossos computadores e freneticamente passamos por elas para encontrar a melhor de todas. Mas, de qualquer forma, as fotos do segundo mergulho da Cassini na lacuna entre Saturno e seus anéis agora estão disponíveis — e, sinceramente, elas podem ser até melhores que a primeira rodada de imagens.

• Este é o primeiro “som” que capturamos do vazio arrepiante dentro dos anéis de Saturno
• As primeiras imagens da missão final da Cassini são incríveis – mas para o que estamos olhando?

Nesta terça-feira (2), a Cassini realizou a segunda parte de seu ato final, mergulhando no vazio misterioso entre Saturno e seus anéis às 16:38 no horário de Brasília. Com 20 mergulhos restantes antes de a sonda imergir-se na atmosfera de Saturno em 15 de setembro, é difícil imaginar que as coisas possam ficar melhores do que essas imagens dos anéis de Saturno:

ysb44kni51pafj7xawyn

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Essa aqui parece a capa de um álbum dos Strokes!

ncqry4tyzomm2fws4dio

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Um pouco menor, mas, ainda assim, deslumbrante:

wh1ytuv05lcvdv1jqrnb

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Para ser justa, a Cassini já fez um trabalho incrível em seu primeiro mergulho. Este vídeo da NASA juntou imagens rápidas tiradas pela Cassini durante seu primeiro mergulho da missão final. Ele começa com um olhar aprofundado sobre o vórtex no polo norte de Saturno e então viaja para o sul, conforme a altitude da sonda cai de mais de 64,3 mil km para apenas 6,7 mil km acima do topo das nuvens de Saturno. O resultado é bastante impressionante:

A Cassini vai fazer seu terceiro mergulho entre Saturno e seus anéis na próxima terça-feira (9). Não vemos a hora de saber o que ela nos trará.