O Twitter se transformou um fenômeno no mundo tudo e, como qualquer fenômeno, todo este falatório sobre o Twitter se torna rapidamente algo maçante. Mas a despeito do que você pode pensar, o Twitter não é apenas para os narcisistas; ele na verdade é insanamente útil.

Então vamos assumir que você já sabe sobre os usos egocêntricos do Twitter – os aspectos do Twitter que a maioria das pessoas critica quando reclamam do site. Desconsiderar o Twitter por completo porque você acha que é ridículo as pessoas twittarem sobre o que comeram de desjejum é como dizer que o e-mail é inútil porque muitos ficam encaminhando as malditas correntes. É um erro e você estaria perdendo uma excelente ferramenta se você deixasse que isso o afastasse por completo do Twitter.

1. Resultados de busca instantâneos e em tempo real

A busca é indubitavelmente o recurso mais útil do Twitter – não importa se você participa de fato ou não ao postar qualquer coisa no site. Pense em um exemplo bastante trivial: eu moro na costa oeste dos EUA, então quando os resultados do programa American Idol acabam toda quarta-feira na costa leste, aqui são apenas 19 horas. Eu poderia esperar por 2 horas e depois mais uma hora agüentando aquele programa chato de quarta à noite, mas na verdade eu só quero saber quem foi eliminado. Os sites de notícias são lentos demais e em determinado ponto alguns blogs até foram voltados para preencher estas lacunas das respostas instantâneas, mas adivinha só: quando você quer descobrir quem foi eliminado do Idol assim que os resultados saem, o Twitter é a maneira mais rápida e fácil de obter esta resposta. Tente uma vez. Dentro de segundos após o resultado do programa, o Twitter se enche com centenas de posts respondendo a esta pergunta pra mim.

A busca em tempo real se aplica de forma ainda mais voraz. Se o meu celular fica sem sinal, eu olho no Twitter para ver se teve algum problema com a minha operadora na minha área. Se eu quero saber o que as pessoas estão dizendo sobre algo importante para mim, eu entro no Twitter. O que eu obtenho é um thread de comentários centralizado, fácil de buscar e em tempo real para tudo. Sim, assim como todos os threads de comentários, você encontra uma boa dose de lixo. Mas isto não quer dizer que todo o thread é imprestável. Marque agora nos Favoritos o Twitter Search e use da próxima vez que o Google ou a sua engine de busca predileta não lhe servir.

2. Monitorar algo de que você goste

Virtualmente toda empresa possui uma conta no Twitter atualmente, o que significa que se há um produto do qual você realmente goste, acompanhá-los no Twitter é geralmente a maneira mais fácil de ficar atualizado com os últimos desenvolvimentos para ele. Mas com muita frequência (no contexto do Twitter, pelo menos), a coisa pela qual mais nos preocupamos é nós mesmos. Nós já mostramos a você como criar uma busca de ego para monitorar o que está sendo dito sobre você na Internet, mas agora o Twitter é outra ferramenta de uso obrigatório para dar uma aprumada no seu ego.

Ainda assim, mesmo que você não seja um ególatra, com certeza existe algo que lhe desperta afeto que você poderia monitorar no Twitter. Faça a você mesmo um favor e baixe um dos clientes gratuitos para desktop do Twitter para ajudar você a criar buscas persistentes no Twitter, permitindo assim que você acompanhe o seu objeto de desejo sem ter que ficar sempre entrando na página de busca principal do Twitter. Nós recomendamos que você dê uma olhada no TweetDeck ou no Seesmic Desktop.

3. Atualizações de notícias

Nós já temos usado há alguns anos sites de notícias para ler feeds RSS, mas estes sites ainda não conseguem acompanhar completamente boa parte do mundo. Parece menos administrável para nós, mas muitas pessoas estão perfeitamente contentes usando o Twitter como uma ferramenta para acompanhar as mais recentes notícias – motivo pelo qual a CNN tem mais de 1 milhão de seguidores. Do mesmo modo, re-twittar (o processo de copiar e re-postar o tweet de outra pessoa) espalha as notícias como incêndio na floresta – permitindo assim que notícias fresquinhas cheguem a você pelo Twitter um milhão de vezes mais rápido que por qualquer outro método antigo. (O Lifehacker, de onde se originou este post, tem o próprio feed Twitter que transmite todas as principais histórias deles.)

4. Comunicação instantânea com amigos
Isto está mais próximo do que as pessoas imaginam quando pensam a respeito do Twitter. Mas, como eu disse acima, a comunicação pelo Twitter não precisa ser uma pocilga de “o que eu comi hoje de manhã” e “acabei de soltar um barro”. Você pode escolher quais pessoas cujos updates lhe serão notificados e a maneira como você recebe estes updates. Observação rápida: se você e os seus colegas usarem o Twitter bem, ele pode vir a ser uma fantástica ferramenta de comunicação. Caso contrário, obviamente ele será inútil – mas isto não é exatamente culpa do Twitter. Além disto, se a privacidade for uma preocupação muito grande, você pode sempre proteger os seus updates.

5. Twitter como linha de comando de produtividade

Não importa se você quer acrescentar um novo evento no Google Calendar, ou um novo lembrete do que fazer para comprar leite no supermercado, ou uma novo bilhete no Evernote, você pode fazer tudo isso via Twitter. Nos levou um tempinho para nos aquecermos no Twitter do ponto de vista da produtividade, mas este tipo de integração nos fez admitir que o Twitter pode também vir a aumentar a sua produtividade.

6. Faça perguntas, receba respostas

Contanto que você tenha seguidores o suficiente (com conhecimento o suficiente), o Twitter é também um lugar perfeito para fazer perguntas e obter respostas. Antes de eu começar a escrever este post, por exemplo, eu perguntei aos meus seguidores o que eles achavam que seriam os melhores usos para o Twitter – as respostas a esta pergunta me ajudaram a preencher todo este post.


Certamente não esgotamos todas as opções, mas esperamos que isto ofereça a você uma visão mais equilibrada de como o Twitter pode ser útil para você. De todas estas opções, a busca pelo Twitter é de longe o recurso mais poderoso e também um que recomendaríamos que você começasse a usar. Se há algo para o qual você ache que valha a pena usar o Twitter que não tenhamos mencionado, escreva aí nos comentários.