“Seja respeitoso”: Instagram agora faz alerta antes de enviar comentário polêmico

Novidade faz parte dos esforços da Meta para tornar o Instagram em um ambiente mais positivo e com conversas mais respeitosas
"Seja respeitoso": Instagram agora faz alerta antes de enviar comentário polêmico
Imagem: Pexels/Reprodução

O aplicativo Instagram começou a implantar um novo recurso para diminuir o assédio e o bullying virtual em sua plataforma. A ideia é lembrar os usuários para que eles sejam mais respeitosos na rede social.

Agora, o Instagram alertará o usuário sobre essa “política da boa vizinhança” toda vez que ele enviar uma mensagem direta para um criador de conteúdo com mais de 10 mil seguidores ou responder uma mensagem classificada como ofensiva ou abusiva. A mensagem de alerta pedindo gentileza aparece na parte inferior da tela.

O novo recurso faz parte de uma estratégia mais ampla da Meta para criar um ambiente online mais positivo para as pessoas, por meio do incentivo aos usuários para que eles mudem suas ações. Por mais que essa intervenção seja sutil, a ciência comportamental demonstra que ela pode funcionar para impedir os instintos mais cruéis nas redes sociais.

Em testes realizados no ano passado, cerca de 50% das pessoas editaram ou excluíram seus comentários ofensivos no Instagram após receberem o alerta de gentileza. Além disso, 30% dos usuários deixaram de enviar mensagens para criadores com muitos seguidores após ver o lembrete na parte inferior da tela.

Segundo Franceso Fogu, designer de produto da equipe de bem-estar do Instagram, o objetivo é garantir que o tempo gasto pelas pessoas no aplicativo seja usado para algo mais solidário e significativo. “A razão pela qual nos dedicamos tanto a esse investimento é porque vemos através dos dados e do feedback dos usuários que essas intervenções realmente funcionam”, disse Fogu ao Vox.

Nova mensagem no Instagram incentiva conversas mais positivas e respeitosas. Imagem: Meta/Divulgação

Nova mensagem no Instagram incentiva conversas mais positivas e respeitosas. Imagem: Meta/Divulgação

A Meta afirma que o recurso será liberado para usuários em todo o mundo nas próximas semanas. As mensagens estarão disponíveis para quem usa aplicativos em inglês, espanhol, francês, chinês, árabe, além do português.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas