_Brasil

Senado ganha app para iOS

O Senado Federal desenvolveu um aplicativo para iOS. Agora você pode saber meia-dúzia de coisas sobre os nossos nobres representantes. Mas é meia-dúzia de coisas mesmo. As pessoas parecem não dar muita bola, mas o site do Senado é das coisas mais transparentes e cheias de informação da nossa democracia. Além de você poder pesquisar […]

O Senado Federal desenvolveu um aplicativo para iOS. Agora você pode saber meia-dúzia de coisas sobre os nossos nobres representantes. Mas é meia-dúzia de coisas mesmo.

As pessoas parecem não dar muita bola, mas o site do Senado é das coisas mais transparentes e cheias de informação da nossa democracia. Além de você poder pesquisar projetos malucos e assistir 5 canais ao vivo com as emocionantes reuniões de comissões, há muitas informações específicas sobre cada um dos senadores. Dá pra ver quanto que cada um gastou por mês com o quê, qual projeto apresentou, quais comissões faz parte, etc. Se você se interessar – e seria bom se mais pessoas se interessassem – é uma ótima ferramenta para fiscalizar o que os parlamentares estão fazendo. E considerando  a quantidade de dados, o site é incrivelmente rápido.

Agora, para encorajar ainda mais as pessoas a espiarem a Casa, o Senado lançou este aplicativo para iOS. Dá para saber a agenda do dia (normalmente algo na linha “o tema de redação hoje é LIVRE”) e conferir as notícias da Agência Senado, além de ver uma minibiografia de cada um dos senadores (separados por partido ou estado).

E só. Posso estar sendo chato, mas não é muito – se fosse “feed da Agência Senado” (o que há é um bocado, porque é muita notícia sendo produzida lá) seria mais honesto. De todo modo o app é redondo, bem bonitinho, e espero que receba atualizações. O melhor de tudo, na verdade, é que ele foi desenvolvido por pessoas que já trabalhavam no PRODASEN, não rolou nenhuma licitação de milhões de Reais para fazer um blog. Pagou-se os US$ 99 pela taxa de licenciamento da Apple e foi só. Agora eles estão trabalhando em uma edição para iPad e Android. Outros órgãos poderiam se empolgar com a ideia de fazer coisas parecidas. Apoiamos. [iTunes via MeioBit]

Sair da versão mobile