123456 é a senha mais comum entre as 10.028 contas do Hotmail da lista recentemente publicada no Pastebin. A segunda mais comum? 123456789. É o que diz Bogdan Calin, CTO da empresa de segurança na web Acunetix, que divulgou algumas estatísticas da lista.

O top 20 das senhas mais usadas inclui também outras sequências numéricas simples, combinações com apenas um número (111111 e 000000) e nomes como alejandra, alberto e alejandro, o que leva Calin a acreditar que o esquema de phishing era voltado a latinos.

A maioria das senhas tem entre seis e nove caracteres, e mesmo a mais longa (com 30) não parece lá muito segura: lafaroleratropezoooooooooooooo. Ela faz parte dos 42% de senhas que têm somente letras minúsculas – nenhuma maiúscula, nenhum algarismo.

São dados apenas de uma lista relativamente pequena de e-mails de um único serviço, mas mostram que muita gente continua despreocupada em elaborar uma senha complicada. E particularmente acho que isso não mudará tão cedo, se é que um dia mudará. Usar senha é um negócio muito chato. [Acunetix via ComputerWorld]