_Cibersegurança

Você precisa mudar sua senha do eBay agora mesmo

Hoje, o eBay pede a todos os usuários que alterem suas senhas: um enorme ciberataque atingiu o banco de dados que guarda as senhas criptografadas. A empresa diz que dados financeiros não foram comprometidos, e as contas dos usuários aparentemente não foram acessadas sem autorização. Mesmo assim, você deveria trocar sua senha do eBay acessando […]

Hoje, o eBay pede a todos os usuários que alterem suas senhas: um enorme ciberataque atingiu o banco de dados que guarda as senhas criptografadas. A empresa diz que dados financeiros não foram comprometidos, e as contas dos usuários aparentemente não foram acessadas sem autorização. Mesmo assim, você deveria trocar sua senha do eBay acessando este link.

Quando senhas criptografadas vazam de um site, hackers tentam descobri-las a qualquer custo – por isso é importante alterá-las. E muita gente usa o mesmo login e senha em diferentes serviços, potencializando o estrago; se você usa a mesma senha do eBay em outros serviços, mude-a também.

Os hackers tiveram acesso a “nomes de clientes, senhas criptografadas, endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone e datas de nascimento”. Isso é muita informação pessoal potencialmente circulando por aí! A empresa diz, no entanto, que informações financeiras dos clientes não vazaram, e as contas do PayPal continuam seguras.

SAIBA MAIS: O que acontece quando senhas criptografadas vazam de um site?

Segundo o eBay, o ataque ocorreu entre o final de fevereiro e início de março, mas a empresa só descobriu isso há duas semanas. Por que esperar tanto tempo para informar aos usuários que suas contas foram comprometidas? A empresa diz que precisou fazer uma “extensa análise forense” para identificar o banco de dados afetado.

Como isso aconteceu com um dos maiores sites do planeta, responsável por centenas de bilhões de dólares em transações a cada ano? Bem, os detalhes são vagos, mas o eBay diz que os hackers tiveram acesso a “um pequeno número de credenciais para login de funcionários, permitindo o acesso não-autorizado à rede corporativa do eBay”. A partir daí, eles tiveram acesso a inúmeras contas de usuário.

O aviso do eBay vem algumas semanas depois de a empresa lançar uma interface e apps em português, se preparando para se tornar um concorrente local ao MercadoLivre no Brasil. [eBay]

Sair da versão mobile