_Saúde

Sensor detecta inúmeras doenças em uma gota de sangue e ganha prêmio de US$ 500.000

Pingue uma gota de sangue no rHealth X e ele consegue detectar qualquer doença - de um simples resfriado ao ebola.

O tricorder de Star Trek está na lista de invenções futuristas que já deveriam existir, mas ainda não existem, assim como carros voadores e hoverboards. Mas parece que estamos cada vez mais próximos deles – é o que nos indica esse sensor que consegue diagnosticar doenças a partir de uma única gota de sangue.

O rHealthX, fabricado pela empresa DMI, foi o vencedor do concurso Nokia Sensing X desde ano. Mas muito mais importante do que os US$ 500.000 que seus criadores vão receber é o que ele consegue fazer: coloque uma única gota de sangue e, usando lasers e pequenas tiras de teste, ele processa e detecta doenças – e pode ser qualquer coisa, de simples gripes e resfriados ao Ebola.

O aparelho também acompanha um dispositivo vestível que pode monitorar a respiração e os batimentos cardíacos, e então transmitir esses dados para seu smartphone. Na teoria, essa combinação de perfil completo de sangue e dados vitais pode fazer o diagnóstico remoto mais simples, e assim poupar uma pessoa de precisar visitar um médico.

Não se sabe ainda quanto ele custará nem quando estará disponível, mas a DMI está comprometida a levar o aparelho para o mercado (junto com seu irmão maior e voltado para pesquisas). O objetivo é atingir tanto profissionais de medicina quanto consumidores gerais. [XPrize via Gizmag]

Sair da versão mobile