As fotos tiradas com seu smartphone não vão mais ficar borradas no futuro. Isso é o que promete um novo sensor de câmera da Toshiba que permite mudar o foco da imagem do mesmo jeito que as câmeras Lytro fazem – você define o foco depois que tira a foto.

A empresa desenvolveu um módulo que tem o formato de um cubo e usa mais de 500.000 microlentes junto a um sensor de 5mm por 7mm. O módulo é pequeno – mede cerca de 1 cm em cada um dos lados – e pode ser colocado em smartphones. Junto com um software desenvolvido pela empresa, ele consegue capturar diversas fotos pelas lentes e oferece o controle para decidir qual é o foco da imagem depois que ela é tirada. Uma vantagem em relação à Lytro é que o módulo da Toshiba também captura vídeo com a mesma possibilidade de alterar o foco depois que as imagens são gravadas, o que a Lytro não consegue fazer.

A empresa está atrás de fabricantes interessadas em colocar o módulo da câmera em tablets e smartphones a partir do ano que vem. Falta saber como é a qualidade das imagens tiradas com ele – as câmeras Lytro só conseguem fotos com cerca de 1,2 megapixels. [The Asashi Shimbum via Engadget, The Verge]