_Curiosidades

Sequenciador usa peças de Lego para criar batidas de música eletrônica

Para deixar o processo de fazer música mais divertido, este sequenciador pode ser programado encaixando pecinhas de Lego.

Gif: YouTube - Atonal Circuits

Fazer música eletrônica é um processo que envolve girar e apertar muitos botões. Para deixar o processo mais divertido, a Atonal Circuits, uma empresa com sede na Bélgica, criou um sequenciador de 16 passos que pode ser programado encaixando pecinhas de Lego.

O A02 Brick Sequencer possui quatro faixas com 16 passos em cada. No lugar de botõezinhos para indicar quando cada sample deve tocar, há cerca de 100 encaixes compatíveis com Lego (feitos de placas não-oficiais) que funcionam como botões individuais. Quando está visível, o passo fica inativo, mas quando você coloca uma peça 1×1, o sample toca. Blocos mais longos também podem ser usados para ativar uma série de batidas — e poupam o trabalho de ficar encaixando pecinha por pecinha.

O sequenciador tem até uma linha de encaixes para definir pontos de começo e fim usando peças de Lego, caso você queria uma batida mais curtinha. A ideia é bacana, mas tem alguns problemas práticos. O primeiro deles é precisar de luz, o que pode dificultar o uso em baladas ou estúdios mal iluminados. Outro problema é que, se a luz do ambiente pisca, você pode se confundir com a iluminação do próprio aparelho.

O A02 Brick Sequencer está à venda na Tindie por US$ 180, mas você precisará das suas próprias pecinhas — e da sua própria criatividade para fazer as batidas, claro.

Sair da versão mobile