Com design da Disney e um app de edição de fotos bem fácil de usar, a câmera AppClix da Sakar é totalmente voltada a crianças. Mas ao invés de uma saída ou cabo USB ela inclui um conector Apple de 30 pinos, o que me faz pensar se outros fabricantes não seguirão o mesmo caminho.

Com um sensor de 7 megapixels, zoom de 4x e uma tela LCD de 1,5”, junto de uma entrada micrSD, a câmera de 60 dólares da Appclix parece um equipamento de entrada perfeito para pequenos aspirantes a fotógrafos. Mas ao invés de se conectar a um PC para editar e compartilhar as fotos, ela se liga diretamente ao único conector do iPad. O app que acompanha permite às crianças fazerem edições básicas e adicionar gráficos da Disney e backgrounds para as suas fotos, ou simplesmente mandar para o rolo de câmera do iPad e daí mandar para o e-mail, Facebook e etc.

Dá para fazer o mesmo com o Camera Connection Kit da Apple, mas se há um conector da dock embutido da câmera, não há a necessidade de acessórios externos. É claro que conectar uma DSLR gigante embaixo do seu iPad é pouco prático, mas é conveniente para várias câmeras menores nas ocasiões em que você simplesmente quer compartilhar fotos sem precisar ligar o computador. Da própria câmera ruim do iPad a apps de edição sensacionais como o Snapseed, há várias razões para ligar uma câmera boa no iPad. A opção do conector proprietário (mesmo em forma de adaptador) será mais um passo para o futuro “pós-PC” do consumidor comum. [B & H]