Os controles por gestos que conhecemos são no máximo rudimentares. Mas uma startup de San Francisco (EUA) acaba de anunciar o LEAP, um novo sistema de controle 3D por movimentos que, segundo ela, é 200 vezes mais preciso que qualquer outro no mercado. E ele deve custar só US$70!

A CNET informa que a tecnologia da Leap Motion usa um pequeno dispositivo USB, mas não revela que tipo de sensor é usado nele. O aparelho é acompanhado de um software que garante uma precisão de até um centésimo de milímetro. Isto significa que o sistema deles pode lidar com gestos de touchscreen, como pinch-to-zoom. A Leap Motion planeja lançar o dispositivo no início do ano que vem.

O dispositivo monitora um espaço de 110.000cm³ (ou  0,11m³) e consegue rastrear a ponta de cada dedo, a mão inteira ou até mesmo objetos. Vale assistir ao vídeo para entender como realmente funciona – porque impressiona, e muito. Em especial, os gestos que passamos a esperar em toda touchscreen ficam realmente fluidos.

Obviamente há diversas aplicações para este dispositivo, como em salas de cirurgia ou nas mãos de engenheiros. Mas custando US$70, ele com certeza vai parar nas casas de muitas pessoas – incluindo a minha. Michael Buckwald, CEO da Leap Motion, explica à CNET:

“Nós queremos que haja aplicações que mudem o mundo e transformem fundamentalmente como as pessoas interagem com o sistema operacional ou navegam na web… O objetivo é transformar fundamentalmente como as pessoas interagem com computadores, e fazer isto da mesma forma que o mouse, o que significa que a transformação afeta todo mundo, tanto no cenário de uso mais básico, subindo até os casos mais avançados que você pode imaginar para a tecnologia da computação.”

O Kinect atraiu o interesse do mundo em controle por gestos, mas ele não funciona de forma ideal. Agora a Leap Motion pode finalmente lançar um sistema bem preciso. Sabemos como é difícil para startups criar e vender hardware, mas imagino alguma empresa maior (Microsoft?) comprando a Leap Motion ainda este ano, antes que o LEAP seja lançado. E já sabemos que o controle por gestos não vai demorar para ser realmente útil. [Leap Motion via CNET]