Durante as últimas semanas, estamos ouvindo vários rumores sobre a morte do Zune, o concorrente da Microsoft para o iPod Touch que, apesar de muito bom, não conseguiu destronar o player da Apple. Segundo rumores, a Microsoft acabaria com o hardware do Zune, mas o software continuaria existindo, talvez com outra marca, talvez não. Agora a Bloomberg informa que não teremos mais players Zune.

Segundo “uma pessoa familiar com a decisão” da Microsoft, eles vão colocar o software do Zune em smartphones, como os que vêm com Windows Phone 7. O software do Zune é este aí embaixo, que permite comprar músicas e filmes, além de contar com um serviço de assinatura de música nos EUA.

A Microsoft, por sua vez, ainda diz o que vem dizendo há meses. De acordo com um porta-voz da empresa:

“Não temos nada a anunciar sobre outro dispositivo Zune… Estamos animados com o entusiasmo dos consumidores pelo Zune entre várias plataformas novas, como o Windows Phone 7 e o Xbox 360. Nossa estratégia de longo prazo tem foco na força de todo o ecossistema Zune através das plataformas da Microsoft.”

A ênfase em “todo o ecossistema Zune” entre dispositivos diferentes meio que sugere uma abordagem só com software, não é mesmo? O que faz bastante sentido, já que software sempre foi o forte da Microsoft, e eles já mostraram seu potencial na Xbox Live. Se o WP7 fizer sucesso, a ideia do Zune continuará bem viva, e poderá ser uma das plataformas mais bem-distribuídas do mundo. Com o acordo entre Nokia e Microsoft, imagine o Zune se unindo ao (em breve redesenhado) Ovi Music.

O Zune parece ainda valer a pena, mesmo que não mais em hardware. [Bloomberg via CrunchGear]