_Google

Finalmente: alguém fora do Google usa os óculos futuristas da empresa

Sergey Brin apareceu novamente com o Project Glass, mas desta vez ele deixou outra pessoa experimentar o headset de realidade aumentada do Google. O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, usou os óculos no The Gavin Newsom Show, e então contou à Wired sobre sua breve experiência com um dos equipamentos tecnológicos mais seletos do mundo. […]

Sergey Brin apareceu novamente com o Project Glass, mas desta vez ele deixou outra pessoa experimentar o headset de realidade aumentada do Google. O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, usou os óculos no The Gavin Newsom Show, e então contou à Wired sobre sua breve experiência com um dos equipamentos tecnológicos mais seletos do mundo.

“Você consegue esquecer facilmente que está usando os óculos, e [consegue] sentir a capacidade de uso no futuro”, disse-nos Newsom. Ele acrescenta que o headset parecia ser incrivelmente leve, confortável e imperceptível em sua cabeça.

Brin e sua esposa, Anne Wojcicki, visitaram o talk show de Newsom na Current TV na última quarta-feira, 23 de maio, para discutir o Project Glass e o trabalho de Sergey nos laboratórios Google X. No programa, Brin também mostrou pela primeira vez como se navega pela interface dos óculos do Google.

No vídeo, Brin navega pelo sistema através de um touchpad no lado direito do headset, atrás da pequena tela presente no aparelho. Ele desliza o dedo para a frente e para trás a fim de localizar uma foto de Gavin Newsom que ele tirou com o aparelho. Ele então coloca o headset no rosto de Newman, e continua a navegar até encontrar a foto.

Ele também diz a Newsom: “não toque o touchpad na lateral” enquanto ajusta o headset no apresentador.

Infelizmente, para quem está se perguntando, Brin não respondeu quando Newsom quis saber como a foto foi tirada.

Newsom disse à Wired que ficou impressionado pela qualidade de imagem na tela dos óculos. O político/apresentador notou que a iluminação do set estava menos que o ideal para demonstrar o aparelho, mas mesmo assim a “imagem estava notavelmente nítida”.

Quanto a interagir com o mundo real enquanto usa os óculos, Newsom disse que achou fácil focar em Brin e Wojcicki sentados no outro lado da mesa, e então voltar o foco para a imagem dele próprio sendo exibida na tela do headset. A tela fica levemente acima do olho direito.

Depois de colocar os óculos de volta em seu rosto, Brin deslizou o dedo para baixo no touchpad dos óculos e continuou a entrevista. O gesto para baixo com o dedo poderia ser usado para sair do álbum de fotos que ele estava mostrando a Newsom. Seja o que for, os swipes de Brin respondem algumas perguntas sobre como navegar na interface.

Brin disse a Newsom que ele trouxe um protótipo inicial. “Eu tenho alguma esperança de talvez lançá-lo em algum momento do ano que vem”, disse ele a Newsom, “mas isso ainda é um pouquinho de esperança”. Com isto em mente, é possível que Newsom demonstrou, na quarta-feira, algo que poderia mudar radicalmente antes do produto final chegar ao mercado.

Mesmo assim, já nesta fase inicial os óculos impressionam, diz Newsom. Ele disse à Wired que o headset estava “muito além do que as pessoas haviam imaginado”.

O cofundador do Google disse a Newsom que o Google X agora é seu foco principal no Google. A equipe dele vem trabalhando nos óculos há dois ou três anos, e Brin está envolvido desde o último ano. Brin também explica porque o Google está trabalhando nesta tecnologia: “A ideia é que você esteja livre para aproveitar o mundo sem ter que lidar com um celular”.

Uma preocupação com computadores para vestir é que eles são um acréscimo incômodo ou embaraçoso ao seu corpo. Quanto a isso, Newsom nos disse que ficou surpreso em “como os óculos são imperceptíveis, exceto pela notável função”. Dito isto, quando perguntamos se ele realmente usaria os óculos – desta vez, em público – o vice-governador respondeu: “Eu ainda não vi o vídeo, então vou reservar o julgamento até eu mesmo vê-lo. Espero que este não seja meu momento Dukakis”. Michael Dukakis foi candidato a presidente nos EUA em 1988, e uma foto sua em um tanque de guerra manchou sua imagem por mostrá-lo como bobo e inexperiente. Ele não foi eleito.

A entrevista será exibida nos EUA pela Current TV nesta sexta-feira, 1° de junho, às 20h no horário de Pacífico. É possível que, no dia seguinte, a Current TV disponibilize a entrevista em seu site.

A Wired.com vem expandindo o consciente coletivo com notícias de tecnologia, ciência e cultura geek desde 1995.

Sair da versão mobile