_Tecnologia

Ataque DDoS em servidor DNS causa instabilidade em diversos sites

Diversos sites ficaram fora do ar nesta manhã. O problema começou depois que hackers realizaram um grande ataque DDoS nos servidores de um provedor DNS.

Diversos sites ficaram fora do ar nesta manhã, incluindo o Twitter, Spotify e Reddit. O problema começou depois que hackers realizaram um grande ataque distribuído por negação de serviço (DDoS) nos servidores da Dyn, um dos principais provedores DNS. Ao que tudo indica, os dois casos estão diretamente relacionados.

• O criador da web acha que ela precisa ser descentralizada para funcionar direito
• Hackers derrubaram alguns serviços da Anatel com um ataque DDoS bem pesado

O DNS é como se fosse a agenda telefônica da internet, ele é responsável por localizar e “traduzir” endereços de sites. Basicamente, o DNS facilita sua solicitação de ir até uma determinada página web e certifica que você está sendo levado para o lugar correto. Se o servidor DNS que lida com as solicitações do Twitter está fora do ar, não é tão fácil acessá-lo.

Há cerca de três horas, o site oficial da Dyn trazia a informação de que estavam monitorando e atenuando um ataque DDoS contra sua infraestrutura e por isso alguns usuários poderiam ter dificuldades no acesso de algumas páginas. A última atualização do provedor diz que o problema já foi solucionado.

Atualização às 14:55: A Dyn está sofrendo outro ataque DDoS e diversos sites estão inacessíveis novamente. O efeito do ataque de manhã não comprometeu muitos brasileiros, porém neste momentos muitos usuários estão reclamando no Facebook que Twitter, Spotify e outros sites estão instáveis.

Com base nos relatos dos leitores do Gizmodo, estes foram alguns dos sites afetados:

ActBlue
Basecamp
Big cartel
Box
Business Insider
CNN
Cleveland.com
Esty
Github
Grubhub
Guardian.co.uk
HBO Now
Iheart.com (iHeartRadio)
Imgur
Intercom
Okta
PayPal
People.com
Pinterest
Playstation Network
Recode
Reddit
Spotify
Squarespace Customer Sites
Starbucks rewards/gift cards
Storify.com
The Verge
Twillo
Twitter
Urbandictionary.com
Weebly
Wired.com
Wix Customer Sites
Yammer
Yelp
Zendesk.com
Zoho CRM

E este mapa do Level3 mostra onde estavam os principais gargalos:

Imagem do topo: canglobalmedia/Flickr.

Sair da versão mobile