_Smartphones

Seu celular pode saber até em qual andar – ou degrau de escada – você está

Saber exatamente onde você está na face da Terra dá a seu smartphone funções maravilhosas de localização. Mas o GPS do celular só sabe de latitude e longitude, não altitude. Então a STMicroelectronics desenvolveu um chip que consegue determinar sua elevação vertical. Mas ele é tão preciso que poderia até saber em qual andar do […]

Saber exatamente onde você está na face da Terra dá a seu smartphone funções maravilhosas de localização. Mas o GPS do celular só sabe de latitude e longitude, não altitude.

Então a STMicroelectronics desenvolveu um chip que consegue determinar sua elevação vertical. Mas ele é tão preciso que poderia até saber em qual andar do prédio você está, ou em qual degrau de uma escada. O avanço é impressionante, e – claro – um pouco medonho.

Serviços baseados em localização se tornam cada vez mais presentes em smartphones, e o chip LPS331AP permitiria a você receber cupons ou propagandas direcionadas dependendo da loja – ou andar do shopping – onde você esteja. Ele não custa caro para fabricantes (US$2,60 a unidade) e já está presente no Samsung Galaxy S III.

O chip é um barômetro mais preciso. E o pequeno chip de 3x3mm consegue medir sua elevação vertical a até 1.800m abaixo do nível do mar, ou a uma altura de cerca de 10 quilômetros. É maior que o topo do Monte Everest! Então não importa onde você use o dispositivo – na rua ou no avião – ele deve saber exatamente onde você está.

Isso é bom, certo? [STMicroelectronics via Fareastgizmos]

Sair da versão mobile