Seu perfume pode fazer mal à saúde? Veja o que dizem os cientistas

Entenda como perfumes e outros cosméticos podem a afetar defesa química do corpo
Imagem: Reprodução/Pixabay

Perfume pode fazer mal à saúde? Cientistas descobriram que produtos de higiene pessoal, como perfumes e cremes, interferem no campo de oxidação humano.

banner

Trata-se de uma camada química do corpo que ajuda a neutralizar substâncias nocivas do ar — como uma forma de defesa. Ele se forma quando a oleosidade da pele age com o ozônio do ar, produzindo radicais hidroxila (OH). Então, essas moléculas reagem filtrando os poluentes atmosféricos antes que eles entrem no corpo.

No entanto, segundo um novo estudo, ao aplicar produtos como perfumes, o efeito do perfume na química corporal pode desequilibrar esse sistema.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores colocaram voluntários em um ambiente interno controlado e mediram a química do ar ao seu redor. Então, quando os participantes usaram produtos perfumados, eles detectaram compostos químicos como etanol e fenoxietanol saindo de suas peles. Os compostos formaram plumas concentradas ao redor do nariz e da cabeça mais altas do que no ar circundante.

Em seguida, a equipe introduziu ozônio no ambiente para desencadear a formação do campo de oxidação. Dessa forma, descobriram que o uso de produtos de higiene pessoal reduziu a quantidade de radicais hidroxila em mais de 30%. Os seja, os produtos que proporcionam a sensação de limpeza reduzem a capacidade do corpo de purificar o ar ao redor.

Consequências do uso de perfumes não é totalmente conhecida; veja como prevenir

Cientistas demonstraram preocupações a respeito de consequências desconhecidas das interações químicas na zona respiratória imediata. Sobretudo em espaços com ventilação insuficiente, por exemplo. Contudo, o estudo não mediu os efeitos a longo prazo da exposição à saúde.

Sendo assim, as descobertas sugerem que um menor uso de perfumes e loções corporais pode ser mais benéfico, principalmente em ambientes fechados. Vale lembrar que, atualmente, a poluição do ar já é uma preocupação séria, associada ao aumento do risco de demência e à diminuição da expectativa de vida da população.

Por outro lado, a ciência já revelou que alguns perfumes podem servir como repelentes para mosquitos. Leia mais no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas