_Internacional

Seu próximo destino de mergulho pode ser esta cidade submersa na China

Uma cidade submersa se tornou a atração mais surpreendente de mergulho do mundo inteiro. Considere economizar dinheiro para uma viagem para o Lago Qiandao, na China, onde você pode mergulhar e conhecer uma metrópole submersa de 1.800 anos de idade. Perdida após a subida das águas de um lago artificial em 1959, após a construção […]

Uma cidade submersa se tornou a atração mais surpreendente de mergulho do mundo inteiro. Considere economizar dinheiro para uma viagem para o Lago Qiandao, na China, onde você pode mergulhar e conhecer uma metrópole submersa de 1.800 anos de idade.

Perdida após a subida das águas de um lago artificial em 1959, após a construção de uma barragem hidrelétrica na região, a cidade tem “aproximadamente o tamanho de 62 campos de futebol”, explica o DesignTaxi, e inclui nela cerca de 265 arcos de pedra bem preservados.

Ao contrário do que dizem outros sites, a cidade não está “perdida”, e sim foi deliberadamente sacrificada. Um acampamento da Dinastia Han agora parece praticamente um recife, dormindo e lentamente se fossilizando a mais de 30 metros de profundidade.

Como uma variação chinesa da clássica história O Mundo Submerso, de J. G. Ballard, a cidade agora, ironicamente, é um ótimo exemplo bem preservado do urbanismo da Dinastia Han.

Mas este é o destino de todas as metrópoles de costa em uma era de crescimento do nível do mar: se tornar nada além de um destino de turismo para aventureiros do futuro, as ruínas litorâneas de uma civilização global reduzidas a cenários cobertos de areia debaixo do mar?

Se for isso, ao menos nossas ruínas serão belíssimas.

Reserve sua viagem pelo Big Blue SCUBA. [FubizDesignTAXI]

Imagens via Fubiz/DesignTAXI/Inhabitat/Wikimedia/Big Blue SCUBA

Sair da versão mobile