_Tecnologia

Seus sites favoritos são rápidos? Google Page Speed Online responde

Na sua eterna jornada para tornar a internet mais rápida, o Google criou uma ferramenta online para medir a velocidade de páginas na web, dando uma nota de 0 a 100 e ainda recomendando o que fazer para torná-la mais rápida – no computador e no celular. Seus sites favoritos são rápidos ou não? Para […]

Na sua eterna jornada para tornar a internet mais rápida, o Google criou uma ferramenta online para medir a velocidade de páginas na web, dando uma nota de 0 a 100 e ainda recomendando o que fazer para torná-la mais rápida – no computador e no celular. Seus sites favoritos são rápidos ou não?

Para usar o Page Speed Online, um projeto open-source do Google Labs, é só ir em pagespeed.googlelabs.com e digitar o nome do site – www.gizmodo.com.br, por exemplo. Tecle Enter e a ferramenta analisa o site, e lhe dá uma nota. A nota indica o quanto a página poderia ser mais rápida: uma nota baixa indica que há muito o que fazer para reduzir o tempo de carregamento. A ferramenta do Google, no entanto, não indica quanto tempo uma página leva para carregar.

De um total de 100, o Gizmodo Brasil recebe uma nota de 74. Para melhorar esta nota, o Google mostra várias recomendações, separadas por prioridade, e explica o que quer dizer com cada uma. Por exemplo, o Page Speed diz que deveríamos “combinar imagens usando sprites CSS“, e logo!

Ferramentas para analisar a velocidade de páginas na web obviamente não são novas, mas geralmente elas requerem um programa ou um plug-in de navegador. O Google Page Speed Online pode ser usado em qualquer navegador, e você ainda sabe o que pode tornar seus sites favoritos mais rápidos. Até aí, o WebPageTest faz isso, e com mais detalhes. Só que o Page Speed também analisa a versão móvel das páginas web, e diz o que pode ser feito para melhorar o desempenho das páginas em celulares e smartphones.

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, vá visitar o FAQ do projeto. Para usar o Page Speed, entre aqui: [Google Page Speed Online via TechCrunch]

Sair da versão mobile