Há algum tempo, a Sharp apresentou uma tela com densidade de pixels bem alta… mas ela tinha 6 polegadas. Eu queria uma tela assim, porém menor – e a Sharp atendeu ao pedido.

A Sharp anunciou no Japão uma nova tela LCD de 5 polegadas e resolução 1920×1080 pixels. Esta é uma das telas com maior densidade de pixels que existe. Acima, você vê a nova tela de perto. Cadê os pixels?

De acordo com o The Verge, a nova tela usa TFTs produzidos com grãos contínuos (CG) de silício, em vez da tecnologia IGZO de transistores. Apesar de ser uma tecnologia mais antiga, ele permite que a Sharp esprema uma tela de 1920 x 1080 num formato de 5 polegadas.

Isso significa que a tela possui densidade de 442 pixels por polegada. Hoje, poucos smartphones no mercado sequer se aproximam dos 350ppi (só o Sony Xperia S chega perto). Com a nova tela, a Sharp vai concorrer com a LG, que também prepara um display Full-HD de 5 polegadas ainda para este semestre.

A LG usa um display AH-IPS, enquanto a Sharp preferiu o silício CG. Por quê? Um representante da Sharp disse ao The Verge que isso permite um tempo de resposta mais rápido que o IGZO e, portanto, permite resoluções mais altas. E talvez mais importante: esta tecnologia é mais estabelecida, e mais fácil de levar para produção em massa.

Ou seja, não deve demorar muito até que celulares Full-HD sejam o padrão para smartphones high-end. [Verge e Engadget]

Fotos por The Verge