Pouco tempo depois de a Apple adquirir o aplicativo de reconhecimento de música Shazam no ano passado, o serviço anunciou um novo recurso chamado Pop-up que permitia identificar músicas que estavam sendo reproduzidas no próprio dispositivo, além de fontes externas.

Infelizmente, o ponto negativo do recurso Pop-up era que, para fazê-lo funcionar, o usuário precisava desconectar os fones de para que o dispositivo captasse a música enquanto ela era reproduzida pelos alto falantes do aparelho. Isso é um pouco estranho e, se você estivesse usando os fones de ouvido em uma biblioteca ou um local similar, seria difícil utilizar o recurso.

Mas em sua nova atualização para usuários Android, o Shazam aprimorou o recurso Pop-up (que deve ser habilitado no menu de configurações do aplicativo, já que ele não está ativado por padrão) para que ele possa identificar músicas pela transmissão interna de áudio do dispositivo mesmo quando você estiver com fones de ouvido, incluindo fones sem fio conectados via Bluetooth.

No teste que realizamos utilizando o Samsung Galaxy Buds, a versão atualizada do Pop-up funcionou, em geral, como esperado e não apresentou problemas em detectar a música “Saltwater” da banda Geowulf em um comercial mesmo com a narração da propaganda.

No entanto, parece que o reconhecimento de música do Shazam é um pouco instável quando o aparelho está conectado a fones sem fio em relação ao áudio com fio. Quando eu tentei identificar a música “Paddling Out” do Miike Snow usando o Galaxy Buds, o Shazam não conseguiu reconhecer a música. Mas quando eu troquei para fones com fio, o aplicativo identificou quase instantaneamente e o recurso Pop-up mostrou até mesmo a letra da música em tempo real.

Ainda assim, se você é uma daquelas pessoas que sempre quis identificar uma música enquanto estava no ônibus ou no metrô sem incomodar os outros passageiros, a atualização do Pop-up é uma ferramenta bem útil. Nós consultamos o Shazam para buscar mais informações sobre a identificação de músicas em fones com fio em relação ao áudio via Bluetooth, e vamos atualizar o texto se recebermos uma resposta.

Infelizmente, para os usuários do Shazam no iPhone e iPad, o iOS ainda não tem suporte para persistentes notificações e permissões de áudio da mesma forma que o Android. Embora, considerando que a Apple é dona do Shazam, não seria uma grande surpresa que o aplicativo descobrisse uma saída para esse obstáculo no futuro.