_História

O que “automático” significava para o futurismo do passado?

Uma palavra que sempre mexeu bastante com a imaginação das pessoas foi “automático”. Ela começou a aparecer nos anúncios dos anos 30 para coisas como a casa do futuro. Antes disso, a palavra se tornou bastante conhecida com a popularização do botão de pressão na virada do século XX. Mas ela começou a ganhar força […]

Uma palavra que sempre mexeu bastante com a imaginação das pessoas foi “automático”. Ela começou a aparecer nos anúncios dos anos 30 para coisas como a casa do futuro. Antes disso, a palavra se tornou bastante conhecida com a popularização do botão de pressão na virada do século XX. Mas ela começou a ganhar força mesmo após a Segunda Guerra Mundial. Cozinhar se tornaria automático. Estradas seriam automáticas. Até a construção delas seria automática. Mas, estranhamente, ninguém se preocupou em definir o termo.

Como toda boa palavra da moda sendo repetida incessantemente, “automático” perdeu qualquer resquício de sentido para muita gente. Era simplesmente uma palavra usada quando você queria invocar um Sentimento de Futuro™ e nenhuma outra palavra conseguiria definir isso.

Em meados dos anos 50, os Estados Unidos se tornaram uma potência econômica, recuperando-se da recessão pós-Segunda Guerra Mundial. E publicitários de bens de consumo daqueles tempos incluiram a palavra “automático” em tudo. A edição de janeiro de 1955 da Scientific American (encontrada no blog Modern Mechanix) incluía este anúncio (abaixo) de rolamentos da New Departure. O anúncio dizia que, graças ao rolamento, o penoso trabalho de lavar roupa seria algo do passado. Seria automático.

A engenhoca vista nesta ilustração da metade do século supera qualquer máquina disponível no século XXI. Não é apenas uma única máquina para lavar e secar, esta lavanderia automática também passa e dobra, deixando suas roupas em um carrinho que supostamente serve para ajudar a levar tudo para o seu armário.

Da Scientific American:

Talvez seja difícil imaginar uma lavanderia doméstica que lava, seca, passa e dobra. Mas é ainda mais difícil imaginar isso – ou qualquer outra coisa – funcionando sem os rolamentos… New Departure.

Na verdade, os rolamentos New Departure desempenham um papel importante em praticamente todos os produtos com partes móveis. Por mais de 50 anos fabricantes do mundo inteiro contam com a New Departure para rolamentos.

Por que essa confiança? É questão de fazer justiça ao nome. Significa estar em primeiro lugar com novas partidas (new departures). E a New Departure está pronta para o amanhã com os melhores rolamentos.

Como vimos antes, há um grande debate entre historiadores sobre quanto tempo e esforço realmente foi salvo ao usar máquinas para realizar tarefas domésticas criadas no século XX. Claro, mulheres (e é bom lembrar que no passado o trabalho doméstico era feito em maior parte pelas mulheres) ajudou a economizar muito tempo de esfregar o piso e lavar roupas. Mas o tempo economizado acabou sendo em vão, já que os padrões de limpeza aumentaram muito – e isso significa mais tempo limpando a casa. Todas as máquinas “automáticas” (novamente, uma palavra que não foi claramente definida por ninguém) que estavam ajudando a manter os lares do século XX limpos foram usadas com mais frequência, já que não era mais aceitável encontrar uma mínima quantidade de sujeira na casa, ou então lavar as roupas apenas quinzenalmente.

O futuro projetado por publicitários americanos do século XX era bastante brilhante e animador. Mas quais gadgets tornaram isso tudo possível? E eles eram “automáticos”, como o anunciado? O que significa essa palavra, afinal? Assim como a definição do que significa limpeza evoluiu no último século, ninguém foi capaz de definir o que é “automático”. Ao menos não até agora. Talvez esse deva ser nosso objetivo agora, e os daqueles que fazem promessas de um futuro tecno-utópico. Siri, defina automático. [Modern Mechanix]

Sair da versão mobile