_Ciência

Sim ou não: dá para fritar ovo na calçada quente?

Até é possível fritar um ovo fora do fogão, mas são necessárias algumas condições específicas para que o cozimento seja bem sucedido. Com a palavra, a ciência

Ovo calçada

Imagem: SHOT/Unsplash/Reprodução

O Rio de Janeiro está disputando forte o posto de capital mais quente do Brasil. A cidade tem registrado máximas de 38ºC, com a sensação térmica chegando a incríveis 50ºC. Além disso, o Rio está há duas semanas sem chuvas, com previsão de mudança desse cenário para os próximos dias. 

Algumas pessoas diriam que está tão calor que dá até para fritar um ovo na calçada. Mas será que é mesmo possível preparar o alimento apenas com o auxílio de raios solares? 

Ao fritar um ovo, ocorre um processo químico em que as proteínas da clara se reagrupam. Assim, ele passa de molenga para firme. Mas para que isso aconteça, é necessário uma temperatura entre 60ºC e 70ºC durante todo o cozimento. 

Em dias quentes, é possível que a calçada alcance tais temperaturas, mas não necessariamente o ovo vai fritar inteiro de maneira homogênea. Há formas de tentar garantir um melhor resultado. 

Ao invés de optar pela calçada de concreto, prefira o asfalto. Por ser preto, ele absorve mais luz e, consequentemente, fica mais quente. Além disso, atente-se para a umidade do ar, que deve estar baixa.

Uma opção ainda melhor é utilizar o capô do carro como frigideira. Além do metal alcançar temperaturas ainda maiores, ele é um bom condutor de calor e vai permitir que o ovo frite de maneira adequada. 

Há quem apele para a criatividade. Um morador de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, viralizou no TikTok após colocar uma frigideira em seu quintal e fritar um ovo. Na data em que o vídeo foi gravado, em janeiro deste ano, o termômetro marcava 42 ºC.

@candatenbenhur

#LiveOutlandish #ovofrito #pokoquente #calorintenso🥵🥵🔥🔥

♬ Rock and Roll Session – Canal Records JP

Vale perder o ovo, mas não a piada.

Sair da versão mobile