O Chrome ganha cada vez mais recursos enquanto caminha para ser também um sistema operacional. A sincronização de dados estará disponível no developer release do navegador este mês. Por enquanto, só funcionará com favoritos, mas pode aceitar mais tipos de dados futuramente. E ele é “push”.

Isso significa que qualquer coisa que você fizer em um browser será exibido imediatamente em todos os seus outros navegadores Chrome, sem precisar aguardar o processo de sincronização (como ocorre com o Xmarks). Adicione um favorito, apague outro, tudo isso é exibido instantaneamente. Você poderá ainda acessar os seus favoritos em qualquer navegador por meio de uma web app ao logar na sua conta Google. O Ars diz que a plataforma (framework) de sincronização é projetada para ser modificada e lidar com outros tipos de dados.

Sinceramente, uma plataforma de sincronização de dados do Google – mesmo pequena – só me faz pensar em uma coisa: armazenamento online GDrive (velho rumor) com sincronização de dados completa e recursos de backup. O que deixaria o Chrome OS bem mais saboroso. Hmmm. [Google via Ars]