Embora a maioria das pessoas talvez ainda não saiba o que é um NFT, os tokens não-fungíveis realmente se tornaram um dos investimento do momento. E para popularizar o formato, que por enquanto está restrito a quem tem alguns milhões de reais na conta, agora existe um aplicativo que permite transformar qualquer coisa em um NFT.

Disponível para iPhone e iPad, a ferramenta se descreve como uma alternativa para transformar “todas as ideias” em um token não-fungível. O app gratuito se chama S!NG e não possui limite de novas criações, o que significa que os usuários podem desenvolver quantos NFTs desejarem. Além disso, em vez de ter de pagar por uma criptografia para ter a licença de uso do ativo, a plataforma faz todo esse processo por você, que também não tem custo adicional.

A empresa responsável pelo S!NG foi fundada por Geoff Osler, ex-executivo da Apple. Para gerar os tokens, a companhia utiliza a criptomoeda Ethereum. Não são cobradas taxas geralmente associadas à criação de novos NFTs, que em outras plataformas exigem o pagamento de um valor bastante alto para gerar o ativo criptográfico.

Segundo a descrição do aplicativo, o S!NG visa beneficiar principalmente artistas e músicos. O site da empresa também destaca que deseja usar os NFTs para proteger os criadores de conteúdo de possíveis roubos de propriedade intelectual — justamente pelo fato dos tokens não-fungíveis estarem atrelados a uma propriedade intelectual específica de um ativo digital exclusivo. É mais ou menos como funcionam os direitos autorais.

“O S!NG é a maneira mais fácil de colocar uma marca em uma ideia, rotulá-la como sua, convertê-la em um NFT e armazená-la em um portfólio centralizado”, diz o serviço em sua página oficial, que ainda acrescenta que o app é um espaço onde as ideias podem ser compartilhadas “com confiança e sem hesitação”.

Assine a newsletter do Gizmodo

É verdade que o S!NG pode não ter a mesma sofisticação proporcionada por canais especializados na venda e anúncio de NFTs. Contudo, o fato de que o aplicativo tornou a criação do NFT tão acessível é algo significativo e que precisa ser considerado. A startup concluiu sua segunda rodada de financiamento privado em março e parece estar a caminho de se tornar um produto amplamente utilizado. Os designers do serviço deixaram claro que acessibilidade é o que eles realmente oferecem aqui, o que é uma boa coisa a oferecer quando você está lidando com um fenômeno mal compreendido pela grande maioria dos usuários.

O S!NG está disponível na App Store. Por enquanto, não há previsão de lançamento para Android e outros sistemas operacionais.