Tem coisa nova com que você deve se preocupar no iOS 11, desta vez envolvendo a Siri.

Junto com o iOS 11, a Apple acrescentou uma nova configuração que lhe permite escolher se você quer que as prévias das suas notificações apareçam na sua tela de bloqueio. Por padrão, o iOS mostra uma prévia de suas notificações só quando o telefone está bloqueado, por meio de alguma forma de autenticação, como o Face ID. Mas a Siri lê suas notificações de aplicativos em voz alta mesmo se seu celular estiver bloqueado.

• Ex-funcionários da Apple dizem que Siri foi lançada prematuramente e relatam “bagunça” no projeto
• Os melhores apps da semana para iPad e iPhone
• Empresa de segurança expõe novos detalhes da caixa que aparentemente desbloqueia qualquer iPhone

Isso significa que qualquer um com acesso físico ao seu smartphone pode ouvir mensagens que seriam só para você. O MacMagazine foi o primeiro veículo a noticiar o problema, depois de um de seus leitores notar o comportamento peculiar.

Testamos o problema com algumas mensagens e conversas no Facebook Messenger. Quando minha parceira pressionava o botão lateral do iPhone e pedia que a Siri lesse minhas notificações, a assistente dedo-duro lia o conteúdo das conversas no Messenger em voz alta.

Entretanto, notificações do app Mensagens, da Apple, permaneceram apropriadamente escondidas por trás da tela de bloqueio, deixando minhas mensagens seguras. Se você pedir que a Siri leia suas mensagens do app Mensagens em voz alta, você ouvirá a assistente pedindo que você desbloqueie o iPhone se quiser saber os detalhes do conteúdo.

Os conteúdos de notificações no iOS 11 são escondidos de forma padrão nos dispositivos bloqueados. Com um iPhone X, isso significa que você pode olhar para o seu celular (ou tocar o leitor de impressões digitais em outros dispositivos iOS) e ver o conteúdo das suas notificações aparecer. Você pode editar essa opção visitando Configurações > Notificações e alternando entre “Sempre”, “Nunca” e “Quando desbloqueado”, embora mudar para “Nunca” não pareça resolver o problema.

Por enquanto, o melhor a se fazer é simplesmente permitir que a Siri seja ativada apenas quando seu iPhone estiver desbloqueado.

[MacMagazine via 9to5 Mac]

Imagem do topo: Getty