_Android

Siri “oficial” para Android exige acesso a seus dados, mas não é o Siri

Se você procurar por “Siri” no Android Market, você verá opções de comandos por voz que já mencionamos aqui – Vlingo, Iris, Speaktoit – todos semelhantes ao assistente pessoal por voz do iPhone 4S. E você também encontra o Siri for Android, que é um “official app”. Só que este não é o Siri: é […]

Se você procurar por “Siri” no Android Market, você verá opções de comandos por voz que já mencionamos aqui – Vlingo, Iris, Speaktoit – todos semelhantes ao assistente pessoal por voz do iPhone 4S. E você também encontra o Siri for Android, que é um “official app”. Só que este não é o Siri: é apenas um link, mas que exige acesso à sua localização, contatos e arquivos – e já enganou muitos usuários.

O Siri for Android na verdade é feito pelo desenvolvedor Official App, e é apenas um link para o Voice Actions do Google, que permite realizar comandos por voz como “call [pessoa]” ou “send text to [contato] [mensagem]” – o Voice Actions só funciona com o Android em inglês. Ou seja, por aqui o app apenas vai colocar um ícone do Siri no seu launcher que não faz nada quando ativado.

Pior: ele é apenas um link, mas exige acesso à sua localização, contatos, arquivos do cartão SD e acesso completo à internet. Não duvido que algo malicioso esteja escondido nele.

Claro, você deve ser esperto e vai ignorar o app, mas as 1.000-5.000 instalações mostram que este não é o caso para todo mundo. O app não esconde que é apenas um atalho – está lá na descrição, depois de “Siri, agora para seu dispositivo Android!” – mas o nome e o ícone são enganosos, e os comentários refletem a insatisfação. As permissões exigidas também não ajudam.

O melhor a fazer é denunciar o app. A opção “sinalizar como impróprio” está disponível apenas no Android Market do seu celular ou tablet. Você vai até a página do app, desce até o final e seleciona “sinalizar como impróprio”. Eu escolhi a opção “Outra objeção”, toquei em Enviar, expliquei que o app é enganoso e potencialmente malicioso, e então escolhi OK. Se o Google não filtra os apps antes de soltá-los no Market, cabe a nós, usuários, fazê-lo. [The Next Web]

Sair da versão mobile