Este sistema usa ultrassom para controlar o Windows 8 com gestos no ar

O Windows 8 foi feito com telas sensíveis a toques em mente, mas não está limitado a elas. Além do mouse e dos touchpads de notebooks convencionais, há muito espaço para coisas que sequer imaginamos. Que tal controlar o sistema fazendo gestos no ar sem depender de câmeras? É o que promete a Elliptic Labs. Vendo […]
Elliptic Labs trazendo Minority Report para a realidade.

O Windows 8 foi feito com telas sensíveis a toques em mente, mas não está limitado a elas. Além do mouse e dos touchpads de notebooks convencionais, há muito espaço para coisas que sequer imaginamos. Que tal controlar o sistema fazendo gestos no ar sem depender de câmeras? É o que promete a Elliptic Labs.

Vendo o vídeo (abaixo), fica-se com a sensação de que se trata de algo parecido com o Kinect, ou o Leap Motion. Mas não se engane: a tecnologia é bem diferente. Os resultados, também.

Em vez de confiar em uma câmera ou sensores para a captura dos movimentos, o sistema da empresa norueguesa interpreta ultrassons com a ajuda de pequenos microfones e “transdutores de ultrassom” embutidos no notebook. As vantagens são várias: o campo de visão é mais largo, ele funciona mesmo no escuro e, de acordo com Morhan Kjolebakken, gerente de produtos da empresa, é bem mais ágil em responder aos comandos.

Como é algo que depende de hardware, não dá para brincar com a tecnologia em equipamentos atuais. No momento a Elliptic Labs está firmando acordos com fabricantes, na esperança de que os primeiros modelos equipados com o sistema cheguem ao mercado daqui a 12 ou 14 meses.

O grande chamariz para emplacar o jeitão Minority Report de usar o computador? Windows 8. Para cada novo comando implantado pela última versão do sistema operacional da Microsoft, há um equivalente “touchless” aqui. Já existe também um SDK, para que desenvolvedores explorem as possibilidades e preparem apps que façam uso da tecnologia, além de um “kit para iniciantes” voltado a desenvolvedores e fabricantes interessados em trabalhar com ela.

E isso pode ser só o começo. Depois de notebooks, Kjolebakken disse que espera ver esses gestos chegarem a tablets, smartphones e até carros. Deve ser meio engraçado ver alguém balançando o braço na frente da tela do computador, mas nada deve superar o mesmo acontecendo dentro de um carro. [Cnet via Engadget]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas