_Tecnologia

Sistema de segurança da Tesla agora transmite ao vivo o que os carros veem

Os carros Tesla agora podem transmitir ao vivo o que as câmeras veem quando o Modo Sentinela é ativado. Veja mais.

O Modo Sentinela é um dos recursos de segurança mais importantes de veículos Tesla. A ferramenta, que usa as câmeras do carro como sistema de vigilância para detectar a presença de possíveis ladrões e vândalos, foi atualizada para permitir que os proprietários vejam uma transmissão ao vivo do que está acontecendo.

A função foi lançada em 2019 e, vez ou outra, acaba figurando no noticiário por registar situações de vandalismo em vias públicas — de carros riscados e sujos intencionalmente ao furto de outros veículos estacionados na mesma área.

Mas a Tesla anunciou uma nova atualização do software para seus veículos — a versão 2021.36.8 — que permitirá o acesso a uma transmissão ao vivo com o que as câmeras do Modo Sentinela estão capturando.

Segundo a empresa de Elon Musk, é uma opção pensada não só para aumentar a segurança do carro, mas também de seu proprietário.

O objetivo da transmissão ao vivo via Modo Sentinela é que os motoristas monitorem em tempo real o que está acontecendo ao redor do Tesla. Assim, eles podem se aproximar do carro com a tranquilidade de não serem abordados por ladrões ou outras pessoas mal intencionadas. A função parece especialmente útil para quem deixa o carro elétrico na rua durante a noite.

A empresa também explicou que a transmissão ao vivo possui criptografia de ponta a ponta. Isso significa que nem a Tesla nem ninguém além do proprietário do veículo poderá acessar as imagens ao vivo.

Até agora, as gravações feitas pelo Modo Sentinela eram armazenadas localmente. Dessa forma, os motoristas poderiam rever as imagens após os eventos — um ato de vandalismo ou um acidente de trânsito, por exemplo — terem ocorrido.

A transmissão ao vivo permite que o domo acompanhe instantaneamente o que está acontecendo com o carro e também aos arredores.

Além da transmissão ao vivo, agora também será possível falar por alto-falantes. Elon Musk comentou sobre esse recurso no Twitter e disse que dá para “brincar” com a ferramenta.

Por enquanto, a opção de assistir ao vivo pelas câmeras do Modo Sentinela está disponível apenas no aplicativo Tesla para iOS, ainda sem previsão de quando chegará aos usuários do Android. E a nova função está disponível  apenas para quem possui a assinatura Premium Connectivity.

Sair da versão mobile