_Tecnologia

Sistema operacional móvel mais popular do mundo ainda é o Symbian

Este ano, o Symbian perdeu o primeiro lugar em venda de smartphones, assim como a Nokia. Inclusive, a empresa acabou com a marca Symbian, chamando a nova versão do sistema apenas de Nokia Belle. Mas o Symbian ainda está bem vivo: ele é a plataforma móvel mais popular de todo o mundo. Segundo a Pingdom, […]

Este ano, o Symbian perdeu o primeiro lugar em venda de smartphones, assim como a Nokia. Inclusive, a empresa acabou com a marca Symbian, chamando a nova versão do sistema apenas de Nokia Belle. Mas o Symbian ainda está bem vivo: ele é a plataforma móvel mais popular de todo o mundo.

Segundo a Pingdom, que usa números da Statcounter, o Symbian é o sistema que gera maior tráfego na web móvel. Eles não monitoram o número de usuários do sistema, e sim quantos pageviews eles geram. Ou seja, os números – coletados de mais de 3 milhões de sites – mostram o quanto eles navegam na web. Veja que não estamos falando apenas de smartphones (daí o “Samsung” e “Sony Ericsson” no gráfico), e sim de plataformas móveis.

O Symbian está em primeiro lugar no gráfico há muito tempo, devido à sua popularidade na Europa e em países em desenvolvimento, como o Brasil. Mas a concorrência continua tomando o lugar do Symbian nas vendas; desenvolvedores, na maior parte, deixaram a plataforma de lado; e a própria Nokia o colocou em segundo plano. Mesmo que ele continue vivendo como Nokia Belle, é difícil saber de verdade se eles querem renovar o produto com outra marca, ou deixá-lo morrer aos poucos em silêncio.

De certa forma, a popularidade contínua do Symbian torna o investimento da Nokia no Windows Phone uma aposta ainda maior. O produto móvel da Microsoft é um dos mais promissores que vimos em anos (isto vindo de um dono satisfeito de um Lumia 800), mas se você der uma olhada no gráfico, não vai achar o Windows Phone lá. [Pingdom via @leoberto]

Sair da versão mobile