Atualização: o Marco Marsala disse ao La Repubblica que tudo era um hoax. O texto original segue abaixo.

A simples tarefa de apagar alguns arquivos terminou em desastre para um cara. Identificado como “bleemboy” (nickname de Marco Marsala) no fórum Server Vault , ele basicamente disse ter executado um comando que apagou o conteúdo de 1.535 sites da empresa de hosting que ele trabalha. Depois ele informou ao La Repubblica, da Itália, que era um hoax.



O problema do “bleemboy” foi um comando bash errado. Ele usou “rm -rf” para apagar arquivos em específico. Bom, “rm” diz ao computador para remover algo e o termo “f” da síntaxe significa “force”, que executa uma tarefa sem avisos. Não deu outra: tudo foi apagado. Geralmente, esse comando pede confirmação, porém dá a entender que ele era root e por isso aconteceu tudo sem o cara ter percebido.

Após o post no fórum Server Vault, o autor foi alvo de várias críticas — até pensaram que ele não era um profissional da área por ter cometido um erro tão primário. Outros ainda foram mais solidários e deram contatos de companhias de recuperação de dados. O post original foi apagado, mas você pode ver aqui em cache.

De acordo com o Engadget, Marsala achou uma solução para seu problema. “Nós consultamos uma empresa de recuperação de dados que analisou um dos discos dos nossos mais de 1.500 servidores, e após a investigação, eles nos enviaram uma lista de arquivos passíveis de recuperação. Todos estavam lá. Agora, estamos levantando fundos para pagar a eles para recuperarem todos nosso servidores”.

Além do medo, acho que deu para o “bleemboy” aprender a importância de ter backups offline de arquivos. Infelizmente, foi da pior maneira possível.

Atualizado às 17h22 esclarecendo que era um hoax.

[Engadget e The Independent]

Imagem do topo: Pixabay