_Google

Cai o número de sites com malware, enquanto phishing triplica

De acordo com o levantamento do Google, nos últimos três anos, o número de sites identificados como potenciais causadores de ataques de phishing mais que triplicou. Boa parte dessas ameaças chegam direto no e-mail

Imagem: Gizmodo/Shutterstock

Nos últimos anos, vimos uma série de novas ameaças digitais surgirem. O WannaCry, por exemplo, chamou bastante atenção pela amplitude que alcançou e pelo estrago que foi capaz. Porém, esse não é o tipo de perigo que vem crescendo. Um levantamento do Google mostra que o número de páginas com malwares (sejam ransomware, spyware, vírus, worms, cavalos de Troia, etc) caiu, enquanto que os golpes de phishing triplicaram.

Para quem não está familiarizado, o phishing é um dos métodos mais confiáveis ​​que um possível invasor pode usar para acessar suas contas digitais ou até mesmo sua conta bancária. Geralmente, são aquelas páginas falsas que se parecem muito com as verdadeiras – quando você clica num link desses e tenta fazer um login, por exemplo, as suas credenciais podem acabar nas mãos de criminosos.

De acordo com o levantamento do Google, nos últimos três anos, o número de sites identificados como potenciais causadores de ataques de phishing mais que triplicou. Boa parte dessas ameaças chegam direto no e-mail.

Entre janeiro de 2017 e 2020, o serviço Navegação Segura do Google observou o número de sites com phishing ir de 578,7 mil para 1,8 milhão. No mesmo intervalo, sites identificados como perigosos por conter malware caíram de 515,7 mil para apenas 23,5 mil.

A gigante das buscas identifica essas páginas não seguras ao examinar bilhões de URLs, softwares e conteúdos. Recentemente, o Google Chrome ganhou uma série de recursos de segurança, como um monitoramento ativo de sites inseguros e alertas em tempo real de phishing.

A companhia lançou ainda um teste que “treina” as pessoas a identificarem páginas com potenciais ataques de phishing. São 8 perguntas que mostram mensagens recebidas e pedem para você indicar se são verdadeiras ou um golpe. Depois de escolher a resposta, a página mostra como você pode identificar cada um dos casos. Faça o teste neste link.

O Google também reuniu algumas dicas para se proteger:

Sair da versão mobile